Organização
Apoio
O Evento
Os Sistemas Lean são reconhecidamente uma abordagem eficaz de eliminar desperdícios e garantir competitividade dos negócios. Originalmente concebido na indústria automotiva, suas práticas e princípios expandiram-se para os mais diversos segmentos, tais como saúde, aeroportos, serviços públicos e outras áreas da indústria. Contudo, apesar de sua ampla disseminação, a construção dos comportamentos apropriados e desenvolvimento das competências necessárias continuam sendo um ponto de difícil aplicação nos Sistemas Lean.
O Evento será realizado nos dias:
09/06/2016 - quinta-feira
Horário 19:30 às 22:00
10/06/2016 - sexta-feira
Horário 8:30 às 17:40
11/06/2016 - sábado
Horário 8:30 às 17:30
O autor Dalvio Ferrari Tubino estará presente na abertura do evento, realizando sessão de autógrafos do livro MANUFATURA ENXUTA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO: A Chave para a Produtividade Industrial. Nesta obra, o leitor verá pessoas e não softwares ou máquinas fazendo a diferença, e como elas podem, uma vez bem organizadas, contribuir para o aumento da produtividade.
Todos os participantes deverão efetivar sua inscrição. A submissão de trabalhos é opcional.
OBJETIVO
  • Explorar a integração dos conhecimentos e práticas empresariais e acadêmicas em torno dos princípios e filosofia LEAN a fim de promover o aprendizado e crescimento.

  • Intensificar o desenvolvimento da Engenharia de Produção/Industrial no Brasil, destacando assuntos referentes à implementação LEAN nos mais diversos setores e segmentos.

  • Ampliar o intercâmbio de informações e de ideias entre acadêmicos, docentes, pesquisadores, profissionais e intituições.

  • Debater temas relevantes da área abordando aspectos referentes à sustentação de sistemas LEAN.

  • Criar estratégias para a integração de universidades e empresas a fim de promover o crescimento e aprendizado mútuo.

APRESENTAÇÕES REALIZADAS
PÚBLICO-ALVO
O evento é direcionado a profissionais de empressas e organizações, empreendedores, executivos, professores, pesquisadores, profissionais e alunos de pós-graduação com interesses na área. Enfim, a todos os interessados na pesquisa e aplicação da filosofia Lean.
O evento é aberto a todos os interessados no tema, independente do interesse na submissão de trabalhos.
HISTÓRICO
I Congresso de Sistemas Lean - FIERG
Porto Alegre
Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA (2007)
II Congresso de Sistemas Lean - FIERG
Porto Alegre - RS
Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA (2009)
III Congresso de Sistemas Lean - FIERG
Porto Alegre - RS
Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA (2011)
IV Congresso de Sistemas Lean - UFRGS e FIERG
Porto Alegre - RS
Departamento de Engenharia de Produção (2014)
Visitar Site
V Congresso de Sistemas Lean - UFSC
Florianópolis - SC
Departamento de Engenharia de Produção (2015)
Visitar Site
VI Congresso de Sistemas Lean - UTFPR
Curitiba - PR
Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção e Sistemas CÂMPUS PATO BRANCO (2016)
Palestrantes Confirmados
Guilherme Tortorella
Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - UFSC
Professor Adjunto da Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, realizou Pós-Doutoramento em Sistemas de Produção, Doutorado em Engenharia de Produção (2012), Mestrado em Sistemas de Produção (2005), Especialização em Gestão Empresarial na Escola de Administração (2007) e formado em Engenharia Mecânica (2003), todos estes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui experiência na área de Sistemas de Produção e Sistemas de Qualidade, tendo lecionado nos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, ULBRA, PUCRS, UNOESC, FSG e ESADE como Professor convidado. Além disso, possui 15 anos de experiência na indústria automotiva com vivência internacional em capacitações em México, Inglaterra, EUA e Uruguai. Pertencente aos Laboratórios de Produtividade e Melhoria Contínua e de Simulação de Sistemas de Produção, sendo ainda líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Gestão de Produtos, Processos e Serviços.
Eduardo Cartaxo
Office Manager - AMBE Consulting
Engenheiro Industrial Eletrônico pelo CEFET-PR, especialista em Administração Industrial pela UFPR e em Gestão de Projetos pela FGV. Com mais de 25 anos de experiência em Lean / 6 Sigma, Operações e Supply Chain, atuou em projetos relacionados à redução de inventário, lead time e custos, com melhoria de performance e qualidade. Realizou diversos projetos no Brasil, Argentina, Mexico e USA. Ocupou os cargos de Engenheiro de Produção na Siemens, Coordenador de Lean Manufacturing na Tritec Motors, Gerente de Lean Manufacturing, Engenharia Industrial e Produção JIT na Peguform, Gerente de Operações na Taxon Tecnologia. Atualmente ocupa o cargo de Office Manager da AMBE Engineering, empresa americana de Consultoria em Melhoria de Produtividade e Qualidade.
Cleidi Barbara Zohler Thiesen
Consultora de Melhoria Continua - Grupo Boticário
Engenheira de Alimentos formada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Seis Sigma - Black Belt (PUC). Responsável por capacitar equipes e orientar trabalhos de Lean e Seis Sigma com foco em perda zero e aumento de eficiência para melhorar a performance em processos. Participa do desdobramento de metas estratégicas e atua na gestão dos indicadores de desempenho (KPIs). Tem amplo conhecimento na aplicação da filosofia, tendo participado na aplicação desta em projetos de novas unidades fabris.
Wilson Portela
Gerente de Operações Logísticas – CNH Industrial
Engenheiro Mecânico, Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela APICS-USA. Instrutor certificado APICS. Experiência profissional de mais de 15 anos nas áreas de operações, manufatura e supply chain com foco em projetos de Lean Turnaround e implementação do Sistema Toyota de Produção. Atualmente trabalha na CNH Industrial como Gerente de Operações Logísticas da planta de Curitiba. É professor da pós-graduação na PUC-PR dos cursos da Academia Lean.
Pablo Deivid Valle
Professor da PUCPR e UFPR - Lean Academy
Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica UFPR e Professor da Escola Politécnica PUCPR. Doutorando em Engenharia Mecânica UFPR (2013-2016). Mestre em Engenharia Mecânica UFSC & Fraunhofer Institut IPT - Aachen, Alemanha. Engenheiro Mecânico UFSC. Físico UFSC. Atuou na Implantação do Sistema Toyota de Produção na Tritec Motors LTDA - Joint Venture - BMW, Chrysler e Mercedes Benz. Fundador Lean Academy.
Tarcisio Abreu Saurin
Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - UFRGS
Pós-doutorado na University of Salford (2012), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Desde 2005 é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Suas principais áreas de interesse são sistemas de produção enxuta, gestão da segurança e da produção em sistemas complexos. Nesses temas, tem coordenado projetos de pesquisa aplicada, treinamentos e consultorias junto a empresas dos setores de assistência à saúde, manufatura, construção civil, distribuição e geração de energia elétrica. Tais atividades contam com auxílio financeiro de empresas privadas e/ou agências de fomento à pesquisa, como FINEP, CNPq, FAPERGS e CYTED.
Eliane Schenque Tavares
Plant Manager- Faurecia Automotive do Brasil
Pós graduada em Engenharia de Produção PUCPR. Atualmente é diretora da Faurecia Automotive do Brasil, empresa francesa fornecedora de todas as grandes montadoras do Brasil e do mundo, tendo representação em mais de 330 cidades em 34 países. Possui mais de 21 anos de experiência na área de produção, sendo 16 destes na empresa atual. Foi sócia proprietária da Indústria de Moveis RS. É responsável por operações industriais, startups de novas plantas e desenvolvimento de projetos, e outras atividades relacionadas. Grandes desafios vivenciados no startup da planta de costura automotiva e no startup de uma planta tecnológica de plásticos no RJ.
Luís Renato Marciniuk
Consultor Lean - EMBRAER
Bacharel em Administração de Empresas pela FAE(Faculdade de Administração e Economia, Curitiba – PR), Especialista em Finanças – FAE, Especialista como Consultor de Kaizen – Shingijutsu no Japão. Possui 15 anos de experiência atuando no processo de Melhoria Contínua em empresas do setor de Telecomunicações e Aeroespacial. Atualmente é Consultor Lean na Embraer, responsável no desenvolvimento, orientação e realização de mais de 250 projetos na metodologia Kaizen em processos de manufatura e office. Atua na coordenação do Programa de Excelência da Embraer em diferentes unidades Brasil.
Paulo Ghinato
CEO & Senior Consultant – Lean Way Consulting
Paulo GHINATO é Ph.D. em Engenharia de Sistemas de Manufatura pela Kobe University – Japão, Mestre em Engenharia de Produção e Engenheiro Metalúrgico pela UFRGS, acumulando mais de 30 anos de experiência na indústria, como Executivo, Especialista e Consultor. Ghinato iniciou sua “Lean Journey” há quase 25 anos, quatro dos quais passados no Japão. Sua experiência com Lean System envolve mais de 5.000 horas de atividades de kaizen e centenas de horas de coaching junto a Presidentes, CEO’s e Altos Executivos em diversas organizações no Brasil e Exterior. Ghinato tem destacada atuação acadêmica, lecionando, pesquisando e orientando alunos de mestrado e doutorado de diversos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Administração. Ghinato tem livro sobre o tema "Lean System" e publicou diversos artigos sobre Gestão da Produção e Gestão da Qualidade. Esta rara combinação de profundo domínio conceitual e larga experiência de implementação e aplicação faz de Ghinato um dos mais destacados Lean Experts e Senseis no Brasil. Como Fundador da Lean Way Consulting, atualmente ocupa as posições de CEO & Senior Consultant.
Sammy Obara
Senior Partner North America - Honsha.ORG
Aprendeu e aplicou o LEAN em unidades da Toyota no Japão, Brasil, Estados Unidos e Venezuela. Ele e seu grupo têm ensinado LEAN a várias firmas de consultorias, a institutos educacionais como Harvard e Stanford, e até em missões humanitárias pela Ásia e África. Com mais de 30 anos de experiência, ele estima já ter trabalhado em mais de 450 empresas de diversos segmentos: militar, químico, financeiro, hospitalar, alimentício dentre outros, e visitado muitos países em todos os continentes. Mestrado em Technology Management, também é membro do Lean Institute e instrutor de Gerenciamento Estratégico Global para o California Community College. É palestrante convidado para os cursos de Pós Graduação da Stanford University e tem sido o porta-voz em conferências patrocinadas pelo American Production and Inventory Control Society (APICS), pelo Association for Quality and Productivity (AQP), Shingo Prize, AME e Harvard Business Review. Reside em San Diego, Califórnia e coordena a associação de alunados da Toyota, o Honsha.ORG, nos Estados Unidos.
Fabiano Ronsani Silva
Gerente Progresso e Performance & APW - RENAULT DO BRASIL
Graduado em Tecnologia em Eletrotécnica pelo CEFET Pr e Análise de Sistemas Informáticos pela PUCPR. Especialista em Gestão Estratégica de Produção, Qualidade e Produtividade. Professor convidado dos cursos de Especialização em Gestão Estratégica de Produção, Suply Chain, Lean Production e Sistemas da Qualidade. Mais de 18 anos de experiência na Industria Automotiva ocupando posições de Liderança em diversos Processos. Atualmente é responsável Brasil pelo Sistema de Produção da Aliança Renault Nissan.
Fábio Ramos Lorencete
Consultor - Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica
Administrador Especialista em Planejamento e Consultoria. Atua como Consultor, Professor e Palestrante nas áreas de Gestão, Qualidade e Produção. É Auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade, e implantação de Lean Manufacturing. Possui mais de 10 anos de experiência no ramo. Em sua jornada profissional já auxiliou mais de 100 empresas gerando mais de R$ 500 milhões de reais em resultados.
Eileen M. Van Aken
Professora Titular (ou Full Professor), Industrial and Systems Engineering Department, College of Engineering, VirginiaTech (USA).
Eileen Van Aken é professora titular da Virginia Tech, onde serve como chefe interina do Department of Industrial and Systems Engineering, professora afiliada ao Sloan Foundation Forest Industries e ao Myers-Lawson School of Construction, e onde fundou e dirige o Enterprise Engineering Research Lab. Além disso, é editora do Engineering Management Journal, editora associada do Journal of Enterprise Transformation e membro do corpo editorial do International Journal of Performance and Production Management. É avaliadora de cursos da Assessment Board for Engineering and Technology (ABET) e vice-presidente de assuntos internacionais do Institute of Industrial and Systems Engineers. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de sistemas de gestão, sistemas lean e engenharia organizacional.
Datas Importantes
VALORES
DATAS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS, ACADÊMICOS E OUTROS
Até 15/04/2016 R$ 195,00 R$ 295,00
De 16/04 à 20/05/2016
Prorrogado para 23/05/2016
R$ 230,00 R$ 350,00
De 24/05 à 05/06/2016 R$ 295,00 R$ 400,00
*Para grupos acima de 10 pessoas, há 10% de desconto no valor da inscrição (entrar em contato)
SUBMISSÕES
DATAS PARA SUBMISSÕES
Apartir de 24/02/2016 Início das submissões
25/04/2016 Limite das submissões
16/05/2016
Prorrogado para 18/05/2017
Resultado das Avaliações de Resumos e Cases
06/06/2016 Limite do Envio do Full Paper (Opcional)
RESUMO DE DATAS IMPORTANTES
15/04/2016
Limite para 1º pagamento de inscrição com desconto - Primeiro Valor
25/04/2016
Limite para Submissões
16/05/2016
Prorrogado para 18/05/2016
Resultados de resumos submetidos
16/05/2016
Prorrogado para 18/05/2016
Inicio do Prazo de Envio de Full Paper (Opcional)
20/05/2016
Prorrogado para 23/05/2016
Limite para pagamento de inscrição com desconto - Segundo Valor e Limite para inscrição de pelo menos 1 dos autores dos trabalhos selecionados.
05/06/2016
Encerramento das Inscrições
06/06/2016
Encerramento de submissões da opção de Full Paper
09/06/2016
Início do congresso
Programação
09/06/2016 - Quinta-feira
18:00 - 19:30 Credenciamento Participantes
19:30 - 20:00 Solenidade de abertura
20:00 - 21:15 Palestra 1 - Sammy Obara (Honsha) "A Liderança Lean em tempos de Crise"
21:15 - 22:00 Coquetel
*Modificações poderão ser realizadas sem aviso prévio.
10/06/2016 - Sexta-feira
08:30 - 10:10 Apresentação de artigos e cases de empresas - Sessão 1
10:10 - 10:40 Coffee break
10:40 - 11:30 Palestra 2 - Wilson Portela (CNH Industrial) - “Implantação do Pilar Logística nas Fábricas CNH Industrial América Latina”
11:30 - 12:20 Palestra 3 - Eduardo Cartaxo (AMBE Consulting) “NO-LOSS - Sistema Inteligente operacional Lean-Orgânico Natural” (Natural Organic-Lean Operating Smart System)
12:20 - 14:00 Almoço
14:00 - 14:50 Palestra 4 - Luis Renato Maciniuk (Embraer) "Construindo o Sistema Lean de Gestão Embraer"
14:50 - 15:40 Palestra 5 - Guilherme Tortorella (PPGEP/UFSC) "A Importância da Metodologia de Solução de Problemas em Ambientes em Implementação Enxuta
15:40 - 16:10 Coffee break
16:10 - 17:40 Mesa redonda - "Potencialidades do Lean Thinking" Tarcísio Saurin (PPGEP/UFRGS) / Fabiano Rosani Silva (Renault) / Pablo Ghinato (Lean Way Consulting)
*Modificações poderão ser realizadas sem aviso prévio.
11/06/2016 - Sábado
08:30 - 10:10 Apresentação de artigos e cases de empresas - Sessão 2
10:10 - 10:40 Coffee break
10:40 - 11:30 Palestra 6 - Cleidi Barbara Zohler Thiesen (O Boticário) "Aplicação do SMED e seus impactos na produtividade"
11:30 - 12:20 Palestra 6 - Pablo Deivid Valle (PUC/UFPR/Academia Lean) "A Grande Jornada Lean de Fio a Pavio"
12:20 - 14:00 Almoço
14:00 - 15:00 Palestra 7 - Eillen Van Aken (Virginia Tech - USA). "O papel dos projetos de melhoria contínua na jornada da transformação lean” - Tradução Simultânea
15:00 - 15:50 Palestra 8 - Eliane Schenque Tavares - (Faurecia) "A importância do Lean em novos projetos dentro de uma organização"
15:50 - 16:20 Coffee break
16:20 - 17:10 Palestra 9 - Fábio Lorencete (SENAI) "Lean Manufacturing: Uma experiência prática"
17:10 - 17:30 Encerramento
*Modificações poderão ser realizadas sem aviso prévio.
Local
O evento será sediado no Centro de Eventos Sistema FIEP - Curitiba - PR. O local possui acesso fácil e rápido, localiza-se a 5 km do centro de cidade e a 10 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Localizado na região do Jardim Botânico, conta com um ambiente agradável e seguro.
  • Auditório Mário de Mari
  • Av. Comendador Franco, 1341
  • Jardim Botânico
  • Curitiba - PR
Hotéis
Hotel Endereço Telefone Email
Hotel Aladdin Curitiba - em frente ao shopping Estação R. Lourenço Pinto, 440 (41)3087-8989 reservas@hotelaladdin.com.br
Nacional Inn Curitiba - em frente ao shopping Estação R. Lourenço Pinto, 458 (41)3075 3122 reservas@nacionalinncuritiba.com.br
Nacional Torres – próximo da rodoferroviária R. Mariano Torres, 980 (41)3014- 4341 reservas@nacionalinntorres.com.br
Golden Park – próximo da rodoferroviária (em frente o hotel Nacional Torres) R.Mariano Torres, 951 (41)3121 1818 reservas@goldenparkcuritiba.com.br
Hotel Dan Inn – em frente ao Teatro Guaira R. Amintas de Barros, 71 (41)3322 8558 reservas@daninncuritiba.com.br
Instruções para Autores
- Poderão ser submetidos trabalhos no formato de Resumos ou Cases de Empresas.
- Os resumos e os cases, serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão, impreterivelmente até as 23:59 (horário oficial de Brasília), do dia 25 de Abril de 2016;
- A publicação dos resumos e cases aprovados somente será realizada mediante a inscrição e confirmação do pagamento no VI Congresso de Sistemas Lean 2016 de pelo menos um dos autores, até a data limite estabelecida 20 de Maio de 2016 ;
- Não serão aceitas alterações de qualquer natureza, nos trabalhos submetidos após o encerramento do processo de submissão;
- Ambos poderão ter, no máximo, 5 autores.
- Os trabalhos melhores avaliados serão recomendados para publicação no Journal of Lean Systems (ISSN: 2448-0266).
description
RESUMOS
Alinhado com o sistema do POMS (Production and Operation Management Society) os autores interessados em submeter trabalhos nesta modalidade ao VI Congresso de Sistemas Lean, a seleção dos trabalhos ocorrerá exclusivamente pelos resumos. A submissão de artigo completo será uma ação aos autores que, com seu resumo selecionado, desejarem a inclusão do trabalho completo nos anais do evento.
- Não serão aceitas alterações de qualquer natureza, nos trabalhos submetidos após o encerramento do processo de submissão
- Ambos poderão ter, no máximo, 5 autores;
FORMATO DOS RESUMOS
- O resumo deverá ser enviado no formato “.pdf” tendo no máximo 2mb;
- O corpo do resumo deve ter, no máximo, 400 palavras e respeitar as regras de formatação disponíveis no modelo fornecido, sob pena de ser desconsiderado (não avaliado);
-Serão aceitos para a avaliação os resumos que se enquadrem em pelo menos uma das áreas relacionadas á filosofia Lean, que deverão ser declaradas no momento da submissão.
-Para Submissão, obrigatoriamente Deverão ser seguidos os modelos de formação de resumo/artigos estabelecidos pelo evento.
- Os resumos deverão ser inéditos e de autoria dos autores para fins de publicação no VI Congresso de Sistemas Lean. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras no Congresso de Sistemas Lean ou outras sanções legais que se apliquem. A organização do Congresso de Sistemas Lean condena ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes;
business
CASES DE EMPRESAS
FORMATO DOS CASES
- O case deverá ser enviado no formato “.doc” tendo no máximo 2mb;
- Deverão ser apresentados em papel A3 (297cm de altura x 420 cm de largura) e deverão ser enviados no formato word, conforme modelo fornecido;
- Devem ser baseados em casos aplicados de aplicados de práticas enxutas em departamentos ou empresas;
insert_drive_file
ARTIGOS
A submissão de artigo completo será uma opção aos autores que, com seu resumo selecionado, desejarem a inclusão do trabalho completo nos anais do evento. Os autores deverão seguir obrigatoriamente o modelo fornecido.
FORMATO DOS ARTIGOS
- O artigo deverá ser enviado no formato ".pdf" tendo no máximo 2mb;
- Os artigos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão, impreterivelmente até a data 06/06/2016;
- Não serão aceitas alterações, de qualquer natureza, nos trabalhos submetidos após o encerramento do processo de subssão
- Ambos poderao ter no máximo, 5 autores;
Comitês
Comitê Organizador
  • MARCELO GONÇALVES TRENTIN
  • FERNANDO JOSÉ AVANCINI SCHENATTO
  • FLAVIO TROJAN
  • GILSON ADAMCZUK OLIVEIRA
  • GILSON DITZEL SANTOS
  • JOSE DONIZETTI DE LIMA
  • SERGIO LUIZ RIBAS PESSA
  • EDSON PINHEIRO DE LIMA
  • SANDRO CESAR BORTOLUZZI
  • SERGIO E. GOUVÊA DA COSTA
  • ADRIANI EDITH MICHELON
  • ÂNGELA MORANDINI PRADELLA
Comitê Cientifico
  • PROFA. MSC ALINE PATRICIA MANO (PUCPR/UESC)
  • PROF. MSC ÂNGELA MORANDINI PRADELLA (PUCPR/UCEFF)
  • PROF. DR. DIEGO FETTERMANN (UFSC)
  • PROF. DR. EDSON PINHEIRO DE LIMA (UTFPR/PUCPR)
  • PROF. DR. EDUARDO ALVES PORTELA SANTOS (PUCPR/UFPR)
  • PROF. DR. FERNANDO DESCHAMPS (PUCPR/UFPR)
  • PROF. DR. GILSON ADAMCZUK OLIVEIRA (UTFPR)
  • PROF. DR. GIULIANO MARODIN (USC- USA)
  • PROF. DR. GLAUCO SILVA (UFSC)
  • PROF. DR. GUILHERME LUZ TORTORELLA (UFSC)
  • PROF. DR. MARCELO GECHELE CLETO (UFPR)
  • PROF. DR. MARCELO GONÇALVES TRENTIN (UTFPR) - PRESIDENTE
  • PROF. DR. SERGIO E. GOUVEA DA COSTA (UTFPR/PUCPR)
  • PROF. DR. TARCÍSIO SAURIN (UFRGS)
Contato
Dúvidas ou sugestões do Congresso de Sistemas Lean? Entre em contato.