Lançamento de Foguetes Didáticos

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Extensão,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  O Grupo

    👾👾Coronel Gamer Retro – Terceira Edição👾👾

    Nos dias 15 e 16 de outubro de 2022, a UTFPR campus Pato Branco, representada pelo GEAstro participou com o Programa de Extensão Astronomia Para Todos, da Terceira Edição do Coronel Gamer Retro, um evento realizado por várias instituições na cidade de Coronel Vivida em prol da cultura nerd/geek. Além do estande com o acervo de Astronomia e Astronáutica, foi realizada Mostra de Foguetes e entrega de um Impactito (rocha proveniente da Cratera de Impacto de Vista Alegre) à população Vividense, representada pelo prefeito Anderson Manique Barreto.

    A rocha de onde foi retirado o Impactito foi coletada da antiga pedreira, em Vista Alegre, pelo  astrônomo Bruno Bonicontro, que faz parte do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), quando da visita promovida pelo GEAstro/UTFPR-PB, quando realizou o EPAST – Encontro Paranaense de Astronomia, em 2017. A rocha foi levada para análise e constatou-se se tratar de um Impactito do tipo Brecha. No EPAST de 2022, em Marialva-PR, Bruno presenteou o GEAstro com um fragmento e, o GEAstro considerou que deveria pertencer aos cidadãos de Coronel Vivida e, assim, realizou a entrega ao Prefeito do Município.

    Você pode conferir mais fotos do evento em nossa pagina no Facebook.

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Lançamento de Foguetes Didáticos

    Pré-evento: Tecsul – 2ª Mostra de Foguetes

    Pré-evento: Tecsul

    O Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco e a Prefeitura de Pato Branco, realizará neste sábado (12), às 16h, a 2ª Mostra de Foguetes, evento que dará início à programação do TecSul 2020.

    O objetivo é aproximar o público geral das Ciências Espaciais, bem como apresentar uma prévia da competição de Lançamento de Foguetes, que seguirá todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no intuito de evitar a disseminação do Covid-19. A estimativa é que sejam lançados mais de 50 foguetes.

    A Mostra será transmitida on-line, via a página oficial do Facebook da Tecsul 2020:
    https://www.facebook.com/tecsul2020/

    TecSul

    O TecSul tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na temática de ciência, tecnologia e inovação, em uma semana acadêmica conjunta entre os cursos de TI e Administração das instituições de ensino regionais. São diversas atividades de interesse do setor, como palestras, workshops, concurso de projetos de empreendedorismo, robótica e TI, astronomia, engenharia civil, iniciativas nerds e geeks, dentre outras que possam agregar conhecimento. O grupo de trabalho é composto de mais de 20 entidades, reunindo cerca de 6 mil estudantes.

  • INVENTUM,  Lançamento de Foguetes Didáticos

    Competição de foguetes

    A Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos é aberto a todos os alunos que estejam devidamente matriculados no ensino fundamental de qualquer instituição de ensino do estado do Paraná

    A competição ocorrerá no dia 13 de novembro, como parte da INVENTUM 2019, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, na pista de rodeio do Parque de Exposições do Município de Pato Branco.

    A Organização disponibilizara um Telescópio, prêmios em dinheiro e troféus para os melhores colocados.

    A Competição será organizada em categorias e níveis, tendo um campeão geral e os campeões de seus respectivos níveis.

    Inscrição de equipes(até 10/10/2019) Prorrogado para 31/10/2019

    A capacitação, aos professores, ocorrerá no dia 20 de setembro 2019, das 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 na sala de treinamento da UTFPR Campus Pato Branco – PR.

    Será trabalhado com os professores responsáveis, os equipamentos necessários e o método utilizado para a montagem dos foguetes.

    Links importantes:

    Inscrições de professores – (até 18/09/2019)

    Regulamento (retificado)

  • Lançamento de Foguetes Didáticos,  Notícias,  O Grupo,  Oficinas

    Lançamento de foguetes didáticos como aula experimental para alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB

    Como parte da disciplina de Física I do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB, é realizada uma aula experimental destinada ao lançamento de foguetes feitos de garrafas PET impulsionados por água e ar comprimido. Assim, os dados obtidos e mensurados em prática podem ser utilizados para o estudo de vários conteúdos da disciplina, como o lançamento de projéteis, queda livre, conservação de energia mecânica e outros.

    A aula, ministrada pela Profa. Dra. Tina Andreolla do Departamento de Física da UTFPR-PB, com auxílio dos integrantes do GEAstro, ocorreu na noite de quarta-feira (12/06), com a produção e preparação dos foguetes, e na tarde de sábado (15/06), quando foram executados os lançamentos na pista de atletismo da UTFPR-PB para obtenção dos dados a serem utilizados nas atividades de sala de aula.

    Portanto, estabelece-se uma relação proveitosa da aula experimental, que fornece de uma forma prática e divertida o conteúdo relacionado a Matemática e a Física, auxiliando na formação de futuros professores de Matemática, que terão experiência e conhecimentos em assuntos tanto em sua teoria como em sua prática.

    Logo abaixo algumas imagens da aula:

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  Notícias

    Astronomia no Boteco

    Lugar de Ciência, é em qualquer lugar

    Motivados pelo TECSUL, Evento promovido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae, FIEP, SESI e acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR, o GEAstro irá apresentar o primeiro Astronomia no Boteco a ser realizado em Pato Branco.

    O Astronomia no Boteco será realizado no Snooker Pub, localizado na Rua Itabira, 1453, com início às 20 horas e contará com apresentações sobre a diferença de Planetas e Estrelas, a história do início das observações dos Astros e também sobre alguns aplicativos voltados ao estudo da Astronomia, como Stellarium e SkyMap.

    Portanto, venham brindar a Ciência e conhecer uma poucos mais sobre estes assuntos instigantes, esclarecer algumas dúvidas e se divertir.

     

    Segue abaixo algumas imagens do Evento:

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  Visitas

    IV Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR Dois Vizinhos

    Nos dias 7 e 8 de novembro de 2017, ocorreu o 4º Congresso de Ciência e Tecnologia junto da 1ª Mostra Científica da Pós-Graduação da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos. Com palestras técnicas e apresentação de trabalhos científicos o evento contou com diversas áreas trabalhadas como: Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Educação do Campo, Zootecnia, Agroecossistemas e áreas afins.

    O GEAstro visitou e contribuiu para o evento realizando uma mostra de Lançamento de Foguetes Didáticos, onde foram coletados dados experimentais  para posterior cálculo durante a palestra da Profª Drª Tina Andreolla intitulada ” Análise de Aspectos de Astronomia e Astronáutica”. Durante o evento foi possível verificar o entusiasmo  dos participante frente aos elogios recebidos pelas atividades desenvolvidas.

    Confira nossas imagens: