Galeria

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Galeria,  Notícias,  Visitas

    Participação de alunos do Instituto Federal de Coronel Vivida no Projeto Astronomia Despertando o Gosto pelas Ciências

    Nas noites de segunda-feira (19/11) e quarta-feira (21/11) os alunos do Instituto Federal de Coronel Vivida estiveram um pouco mais próximos das Ciências Espaciais. 

    Uma parceria entre o GEAstro e a direção do IFPR-CV trouxe mais de 60 alunos do primeiro ano do Ensino Médio à uma visita na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, para participação em projeto de extensão desenvolvido pelo GEAstro, coordenado pela Professora Dra. Tina Andreolla. 

    Divididos em duas turmas, a primeira turma de 31 alunos acompanhados pelos professores Paulo de Oliveira Fortes Jr da área de Geografia, Candida Joelma Leopoldina da área de Direito e Isaias Venancío da Luz Filho da área da Física e a segunda turma de 35 alunos acompanhada novamente pelos professores Paulo e Isaias. Desembarcaram na UTFRPR-PB por volta das 18:00h e foram encaminhados para Pista de Atletismo, onde foram recepcionados e participaram da primeira atividade da noite, o lançamento de foguetes didáticos, podendo aprender um pouco sobre as leis da Física que regem o movimento dos foguetes e também aplicar um poucos do conhecimento estudo em sala de aula, na pratica, com a retirada dos dados do lançamento e aplicação das fórmulas, onde pudemos calcular a altura máxima atingida, a velocidade de lançamento e outros. 

    Após o lançamento, os alunos foram encaminhados para uma sala de aula para dar continuidade as atividades. Já em sala, os alunos participaram de oficinas que visam ensinar sobre Planetas, a diferença entre planetas e planetas anões; o sistema solar, o que é e quais os corpos celestes que fazem parte desde sistema; Fases da lua e eclipses; Volumes e escalas dos planetas do sistema Solar, onde é visto a comparação do tamanho, volume e distâncias entre eles e em relação ao Sol. 

    E por fim, a atividade mais esperada da noite, os alunos regressaram a pista de atletismo para participar da observação do céu via telescópio e a olho desarmado, onde os alunos puderam observar Saturno e seus anéis, Lua, Marte e identificar algumas estrelas e constelações a olho nu. 

    Abaixo segue algumas imagens do evento.

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  Notícias

    Astronomia no Boteco

    Lugar de Ciência, é em qualquer lugar

    Motivados pelo TECSUL, Evento promovido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae, FIEP, SESI e acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR, o GEAstro irá apresentar o primeiro Astronomia no Boteco a ser realizado em Pato Branco.

    O Astronomia no Boteco será realizado no Snooker Pub, localizado na Rua Itabira, 1453, com início às 20 horas e contará com apresentações sobre a diferença de Planetas e Estrelas, a história do início das observações dos Astros e também sobre alguns aplicativos voltados ao estudo da Astronomia, como Stellarium e SkyMap.

    Portanto, venham brindar a Ciência e conhecer uma poucos mais sobre estes assuntos instigantes, esclarecer algumas dúvidas e se divertir.

     

    Segue abaixo algumas imagens do Evento:

  • Astronomia para Todos,  Galeria

    Aulas de Física na prática

    Lançamentos de Foguetes Didáticos

    Já parou para pensar quais conceitos da física e matemática se aplicam a um lançamento de foguete feito de garrafas pet e impulsionado por água e ar comprimido.

    Pois neste sábado (16-06), os alunos da turma de Física I do curso de Licenciatura em Matemática participaram de uma aula prática sobre os conteúdos matemáticos e conceitos da física trabalhados no lançamento de foguetes.

    A aula ministrada pela Prof.ª Dra. Tina Andreolla do Departamento de Física da UTFPR-PB, com auxílio dos integrantes do GEAstro, ocorreu na tarde de sábado. Onde os alunos puderam construir os foguetes, recebendo instruções passo a passo da montagem, além de dicas de conteúdos que os alunos/futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática podem vir a utilizar dentro da sala de aula, trazendo de uma forma prática e divertida a matemática e a física para a vida de seus futuros alunos.

    Em sequência os participantes se dirigiram a pista de atletismo da UTFPR-PB, onde puderam fazer os lançamentos dos foguetes. Lançamento que foram repletos de atividades acadêmicas, onde os alunos seguindo uma série de regras pré-estabelecidas pela professora conseguiram descrever a equação que retrata o movimento feito pelo foguete após o lançamento, além de outras atividades propostas.

    Abaixo segue algumas imagens do evento:

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Galeria,  Notícias

    GEAstro propicia Curso de Capacitação para Professores da Rede Municipal de Lagoa Vermelha – RS

    Evento organizado pela Associação Cultural Mônica Bonotto (ACMB) levou o grupo GEAstro a Lagoa Vermelha para ensinar e divulgar a Astronomia à estudantes, professores e demais lagoenses.

    O grupo GEAstro da UTFPR-PB chegou em Lagoa Vermelha – RS aproximadamente as 16h do dia 23/05 para iniciar suas atividades na cidade.

    A primeira atividade em Lagoa Vermelha foi a Observação do Céu a olho desarmado e com telescópio. Uma atividade gratuita e aberta ao público em geral que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, e em meio a frio e um céu estrelado e sem nuvens, puderam observar os planetas Vênus e Júpiter, constelações, Lua e demais astros das 19h até aproximadamente 21h.

    Na manhã de quinta-feira, dando continuidade as atividades na Casa da Cultura Athos Branco. Aproximadamente 40 professores da rede municipal de Lagoa Vermelha participaram do Curso de Capacitação para Professores, onde foram trabalhadas atividades sobre Astronomia, como fases da Lua e eclipses, volumes e distâncias dos planetas. As oficinas realizadas mostram um método lúdico e interdisciplinar de ensinar Astronomia, além de mostrar meios de inclusão com atividades voltadas a alunos com deficiência visual.

    À tarde, estudante e professores de quatro escolas participaram da oficina de Foguetes, onde foi ensinado passo a passo como construir os foguetes, a construção e manutenção das bases de lançamentos, além de dicas de segurança e como preparar o lançamento dos foguetes.

    E para finalizar, o GEAstro proporcionou outra observação do Céu aberta ao público, onde novamente mais de 100 pessoas participaram e puderam observar a estrela Sírius, os planetas Júpiter e Vênus, constelações, Lua e demais astros das 19h até aproximadamente as 21:30h.

    Abaixo segue algumas fotos do evento:

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Notícias,  Visitas

    Competição de LANÇAMENTO DE FOGUETES do 6º ano B do Colégio Vicentino de Pato Branco

    Na quinta-feira (17/05) a turma de 26 alunos de 6º ano B, com a supervisão da professora Andreia Pressoto, realizaram na UTFPR-PB com a supervisão do grupo GEAstro uma competição de Lançamento de Foguetes.

    A competição se deve ao projeto realizado pela professora Andreia Pressoto, que para divulgar o estudo da Astronomia, constrói com seus alunos foguetes didáticos de garrafa pet para serem lançados na UTFPR-PB. Os lançamentos seguem as exigências da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e as distancias dos lançamentos são cadastrados na competição.

    Apos os lançamentos, os alunos participaram de outras atividades desenvolvidas pelo GEAstro, como oficinas sobre as Fases da Lua, volume e escalas dos planetas e observação do céu, onde os alunos puderam identificar constelações, planetas e aglomerados visíveis.

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Visitas

    Visita da escola Crescer de Pato Branco a UTFPR-PB

    Na noite de quarta-feira (25/04) os alunos de 5º ano, da escola Crescer de Pato Branco, visitaram a UTFPR-PB pelo programa de extensão “Astronomia Para Todos” desenvolvido pelo grupo GEAstro. Nesta visita foram realizadas varias atividades, dentre elas: lançamento de foguetes, oficinas sobre Astronomia como escalas e medidas e fases da Lua e observação do céu.

    Confira algumas das imagens do evento.