Notice: Trying to get property 'post_content' of non-object in /var/www/geastro/wp-content/plugins/ydn-download/com/classes/front/ScriptsManager.php on line 110
Arquivos Visitas - GEAstro

Visitas

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Galeria,  Notícias,  Visitas

    Participação de alunos do Instituto Federal de Coronel Vivida no Projeto Astronomia Despertando o Gosto pelas Ciências

    Nas noites de segunda-feira (19/11) e quarta-feira (21/11) os alunos do Instituto Federal de Coronel Vivida estiveram um pouco mais próximos das Ciências Espaciais. 

    Uma parceria entre o GEAstro e a direção do IFPR-CV trouxe mais de 60 alunos do primeiro ano do Ensino Médio à uma visita na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, para participação em projeto de extensão desenvolvido pelo GEAstro, coordenado pela Professora Dra. Tina Andreolla. 

    Divididos em duas turmas, a primeira turma de 31 alunos acompanhados pelos professores Paulo de Oliveira Fortes Jr da área de Geografia, Candida Joelma Leopoldina da área de Direito e Isaias Venancío da Luz Filho da área da Física e a segunda turma de 35 alunos acompanhada novamente pelos professores Paulo e Isaias. Desembarcaram na UTFRPR-PB por volta das 18:00h e foram encaminhados para Pista de Atletismo, onde foram recepcionados e participaram da primeira atividade da noite, o lançamento de foguetes didáticos, podendo aprender um pouco sobre as leis da Física que regem o movimento dos foguetes e também aplicar um poucos do conhecimento estudo em sala de aula, na pratica, com a retirada dos dados do lançamento e aplicação das fórmulas, onde pudemos calcular a altura máxima atingida, a velocidade de lançamento e outros. 

    Após o lançamento, os alunos foram encaminhados para uma sala de aula para dar continuidade as atividades. Já em sala, os alunos participaram de oficinas que visam ensinar sobre Planetas, a diferença entre planetas e planetas anões; o sistema solar, o que é e quais os corpos celestes que fazem parte desde sistema; Fases da lua e eclipses; Volumes e escalas dos planetas do sistema Solar, onde é visto a comparação do tamanho, volume e distâncias entre eles e em relação ao Sol. 

    E por fim, a atividade mais esperada da noite, os alunos regressaram a pista de atletismo para participar da observação do céu via telescópio e a olho desarmado, onde os alunos puderam observar Saturno e seus anéis, Lua, Marte e identificar algumas estrelas e constelações a olho nu. 

    Abaixo segue algumas imagens do evento.

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Notícias,  Visitas

    Competição de LANÇAMENTO DE FOGUETES do 6º ano B do Colégio Vicentino de Pato Branco

    Na quinta-feira (17/05) a turma de 26 alunos de 6º ano B, com a supervisão da professora Andreia Pressoto, realizaram na UTFPR-PB com a supervisão do grupo GEAstro uma competição de Lançamento de Foguetes.

    A competição se deve ao projeto realizado pela professora Andreia Pressoto, que para divulgar o estudo da Astronomia, constrói com seus alunos foguetes didáticos de garrafa pet para serem lançados na UTFPR-PB. Os lançamentos seguem as exigências da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e as distancias dos lançamentos são cadastrados na competição.

    Apos os lançamentos, os alunos participaram de outras atividades desenvolvidas pelo GEAstro, como oficinas sobre as Fases da Lua, volume e escalas dos planetas e observação do céu, onde os alunos puderam identificar constelações, planetas e aglomerados visíveis.

  • Astronomia para Todos,  Notícias,  Visitas

    Competição de LANÇAMENTO DE FOGUETES do 6º ano A do Colégio Vicentino de Pato Branco

     

    Na segunda-feira (14/05) a turma de 29 alunos de 6º ano A, com a supervisão da professora Andreia Pressoto, realizaram na UTFPR-PB com a supervisão do grupo GEAstro uma competição de Lançamento de Foguetes.

    A competição se deve ao projeto realizado pela professora Andreia Pressoto, que para divulgar o estudo da Astronomia, constrói com seus alunos foguetes didáticos de garrafa pet para serem lançados na UTFPR-PB. Os lançamentos seguem as exigências da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e as distancias dos lançamentos são cadastrados na competição.

    Apos os lançamentos, os alunos participaram de outras atividades desenvolvidas pelo GEAstro, como oficinas sobre as Fases da Lua, volume e escalas dos planetas e observação do céu, onde os alunos puderam identificar constelações, planetas e aglomerados visíveis.

    Segue algumas imagens do evento:

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Visitas

    Visita da escola Crescer de Pato Branco a UTFPR-PB

    Na noite de quarta-feira (25/04) os alunos de 5º ano, da escola Crescer de Pato Branco, visitaram a UTFPR-PB pelo programa de extensão “Astronomia Para Todos” desenvolvido pelo grupo GEAstro. Nesta visita foram realizadas varias atividades, dentre elas: lançamento de foguetes, oficinas sobre Astronomia como escalas e medidas e fases da Lua e observação do céu.

    Confira algumas das imagens do evento.

  • Astronomia para Todos,  Visitas

    Astronomia para todos

    Desenvolvido pelo grupo GEAstro da UTFPR-PB, o programa de extensão “Astronomia Para Todos” tem como público alvo instituições de ensino. E nas datas de 23/04 e 25/04, a escola Crescer de Pato Branco – PR visitou-nos com uma turma em cada dia.

    Na segunda-feira (23/04) uma turma de 20 alunos de 6º ano, com a supervisão da professora Sheila Tais Fin Trentin e na quarta-feira com a uma turma de 24 alunos de 5º ano, com a supervisão da professora Kelley Cristina Simionatto Dias.

    As atividades realizadas com os alunos foram as seguintes:

    As 18:00 os alunos foram encaminhados a pista de atletismo da universidade onde foi realizado o “lançamento de foguete”. Logo em sequência os alunos foram encaminhados para uma sala de aula, onde foram realizadas oficinas sobre as fases da Lua e volume dos planetas em escala. E por fim, os alunos regressaram a pista de atletismo onde foi feita a observação do céu, com o auxílio do telescópio e a olho desarmado, onde os alunos podem identificar as constelações, planetas e aglomerados visíveis.

  • Astronomia para Todos,  Galeria,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  Visitas

    IV Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR Dois Vizinhos

    Nos dias 7 e 8 de novembro de 2017, ocorreu o 4º Congresso de Ciência e Tecnologia junto da 1ª Mostra Científica da Pós-Graduação da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos. Com palestras técnicas e apresentação de trabalhos científicos o evento contou com diversas áreas trabalhadas como: Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Educação do Campo, Zootecnia, Agroecossistemas e áreas afins.

    O GEAstro visitou e contribuiu para o evento realizando uma mostra de Lançamento de Foguetes Didáticos, onde foram coletados dados experimentais  para posterior cálculo durante a palestra da Profª Drª Tina Andreolla intitulada ” Análise de Aspectos de Astronomia e Astronáutica”. Durante o evento foi possível verificar o entusiasmo  dos participante frente aos elogios recebidos pelas atividades desenvolvidas.

    Confira nossas imagens: