Astronomia para Todos

AstroInformação:

O cometa mais brilhante de 2021

Utilizando o Observatório Mount Lemmon, no Arizona, EUA, o astrônomo Greg Leonard realizou a primeira descoberta de cometa de 2021. Como se não bastasse ser o primeiro do ano, o cometa intitulado C/2021 A1 (Leonard) promete ser o cometa mais brilhante de 2021, e com sorte poderemos observá-lo a olho nu!
Segundo os cientistas, o Cometa Leonard deverá atingir a magnitude aparente de 5 ou 4, isso o coloca como um objeto a ser observado a olho nu.
De acordo com os especialistas, atualmente, o “Cometa Leonard” está muito distante, entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas ele está se aproximando. O periélio (momento de máxima aproximação com o Sol) deve acontecer no dia 03 de janeiro de 2022, exatamente um ano após sua descoberta.
Já o perigeu (máxima aproximação com a Terra) deve ocorrer em 12 de dezembro de 2021. Segundo os pesquisadores, o Leonard não tem qualquer chance de colisão com a Terra. Durante sua máxima aproximação com o nosso planeta, ele passará a mais de 34 milhões de quilômetros de distância, quase 100 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
As estimativas dos especialistas sobre seu brilho devem mudar conforme o objeto se aproxima do Sol. Sua velocidade é de aproximadamente 254.399 km/h que equivale a 70,6 quilômetros por segundo.

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe uma resposta