Quem somos

Em 1995 um grupo de professores de Física do CEFET-PB, atual UTFPR-PB iniciaram um grupo com intuito de estudar Astronomia. Em 2007 a Profª. Dra. Tina Andreolla passou a fazer parte do grupo e em 2010 fundou o Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia – GEAstro que segue ativo até os dias atuais.

Sediado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco, o GEAstro iniciou com um projeto e hoje conta com um total de 9 projetos em desenvolvimento. Ainda, o Grupo é aberto para todos os públicos, contando com participantes internos e externos a UTFPR.

Com as atividades realizadas, o GEAstro:

  • Visa o estudo da Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais realizando atividades interdisciplinares, como o projeto Astronomia para Todos que busca integrar a UTFPR-PB com as escolas públicas, privadas, outras instituições de Ensino Superior de Pato Branco e região.
  • Promove capacitação de professores para o ensino de Astronomia e Astronáutica, trazendo até eles oficinas alternativas de baixo custo para confecções de materiais, para que seja possível aplicar tais atividades em sala de aula.
  • Realiza observações noturnas abertas ao público em geral, lançamento de foguetes didáticos e capacitação de alunos do ensino médio para a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Realiza também, eventos como o Astro PB, Mostra de Foguetes, EPAST, EREA e outros.
  • Participa de eventos como a INVENTUM, Feiras de Ciências, Semanas Acadêmicas e outros eventos promovidos por instituições de ensino, colaborando com palestras, oficinas e mini-cursos.