GEAstro marca presença no 34º SEURS

Realizado anualmente, o SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul) é um grande evento concebido para proporcionar interação e troca de experiências entre as numerosas universidades públicas da Região Sul. Este ano o evento foi organizado e executado pelo Instituto Federal Catarinense – IFC, na cidade de Camboriú-SC.

Participaram do evento alunos, professores e técnicos administrativos engajados com projetos de extensão universitária, ou seja, projetos que visam ampliar a atuação das universidades em direção à comunidade externa. As iniciativas abrangem desde manifestações culturais e artísticas até questões sociais, passando pela divulgação e ensino da ciência e por trabalhos que envolvem meio ambiente, saúde, justiça, entre outros temas. Uma das ações de extensão mais conhecidas, por exemplo, é o famoso Projeto Rondon, que também foi discutido em apresentações orais no encontro.

A 34ª edição do SEURS, que teve como tema central: “Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais”, ocorreu entre os dias 03 e 05 de agosto (2016) e contou com expressivas 427 apresentações orais, 11 apresentações culturais, 20 minicursos e 11 oficinas. A UTFPR campus Pato Branco está incluída em tais números, com 6 participantes. Dois deles estavam representando o Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia – GEAstro: Gelson Folle, estudante de Engenharia Mecânica e eu, Léo Vitor Peron, estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agrimensura.

O projeto por nós apresentado foi um minicurso com o seguinte tema: “Minicurso de Rádio Galena: Compreensão e Construção”, o qual faz parte do projeto Astronomia para Todos. O intuito da atividade foi instruir os participantes na montagem do chamado rádio galena e ensiná-los os princípios básicos que regem a recepção do sinal de rádio, seu tratamento no circuito interno e sua reprodução no autofalante. O aparelho em questão é um instrumento simples, que dispensa o uso transistores, amplificadores e até mesmo fonte de alimentação para funcionar (a energia transportada pelas ondas eletromagnéticas captadas é o suficiente para reproduzir a programação de uma estação de rádio AM).

Cada participante pode montar seu próprio rádio e comprovar o poder de alguns pedaços de fio e o autofalante de um telefone antigo. Abaixo, você pode conferir algumas fotos do minicurso:

IMG-20160804-WA0003

IMG-20160804-WA0006

IMG-20160804-WA0005

IMG-20160804-WA0008

A professora Márcia de Lourenço, chefe do Departamento de Extensão do campus Pato Branco da UTFPR participou do minicurso e garantiu o seu rádio.
A professora Márcia de Lourenço, chefe do Departamento de Extensão do campus Pato Branco da UTFPR, participou do minicurso e garantiu o seu rádio.

Faça um comentário