Observatório Astronômico Óptico GW 2702

O Observatório Astronômico Óptico GW 2702, foi desenvolvido pelo Eng. Agrônomo, Astrônomo amador e pesquisador de Astronomia do grupo GEAstro (Grupo de Estudos, pesquisa, extensão, inovação em Astronomia) Wilson Henrique Tatto. Esse equipamento foi projetado para observações celestes em sua propriedade rural, no interior da cidade de Pato Branco – PR. A sua construção foi feita com materiais metálicos de baixo custo (adquiridos em ferro velho).

 

Parte Estrutural Observatório GW 2702
Parte Estrutural Observatório GW 2702

A parte externa assim como a cúpula é feita de chapas galvanizadas compradas em uma funilaria. A abertura da cúpula foi projetada em sistema basculante feita com materiais acrílicos. O piso foi feito com madeirite e para dar acabamento foi utilizado um carpet. Já os acabamentos das paredes internas foram feitos com chapas Eucatex brancas com emendas tipo H de alumínio.

Acabamentos da Parte interna
Acabamentos da Parte interna

A vantagem de se utilizar um observatório é que o mesmo ameniza a poluição visual externa causada por luzes, além de ser um local de referência para futuras observações, onde se pode guardar os equipamentos utilizados e realizar anotações de interesse, por ser um local de abrigo. O interessante seria instala-lo longe de grandes centros urbanos e construir com materiais que reflitam a luz.

O pesquisador afirma que o equipamento de fabricação caseira projetado e fabricado por ele, pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que a mesma, tenha noções de metalurgia.

Observatório - Término de sua Construção
Observatório – Término de   sua Construção

A principal vantagem do equipamento é o baixo custo de fabricação, uma vez que foi construído quase que em sua totalidade (tirando as chapas galvanizadas) com materiais descartes encontrado em ferro velho, obras de construção civil e marcenaria. Ele estipula que o valor gasto na fabricação seja inferior a R$ 1.000,00, porém se fosse comercializá-lo para terceiros seria possível vender por preços de R$ 8.000,00 à 10.0000,00 dependendo do tamanho e dos gastos com os tipos de materiais.

Observatório GW 2702 - Local de observações: Propriedade Rural - Sitio do Mel, Pato Branco - PR
Observatório GW 2702 – Local de observações: Propriedade Rural – Sitio do Mel, Pato Branco – PR

O nome GW 2702 é uma homenagem a sua namorada Gleisi, sendo assim GW significa Gleisi e Wilson e o número 2702 é a data de aniversário de namoro do casal, ou seja, 27 de fevereiro.

IMG-20150820-WA0042

Para mais informações sobre a construção e aplicação do observatório, favor entrar em contato com:

Wilson Henrique Tatto

Tel: (46) 9135 – 6372 VIVO

(46) 9972 – 6872 TIM (Whatsapp)

E mail: wilsonhenriquetatto@gmail.com

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*