Velocidade no espaço

Ao contrário distâncias terrestres comumente observadas e percorridas pelos seres humanos no planeta Terra, as distâncias no espaço, seja entre planetas ou estrelas, são tão grandes que praticamente são imensuráveis na imaginação humana.

Para quebrar a barreira da distância as novas tecnologias de sondas espaciais devem ser desenvolvidas no intuito de otimizar a velocidade desses objetos, ou seja, faze-los percorrer uma maior área em um tempo menor.

As sondas mais velozes e que estão em viagem pelo espaço são as sondas Voyager 1, Voyager 2 e New Horizons possuindo suas velocidades máximas de 17 Km/s, 15 Km/s e 21 Km/s respectivamente. As três naves espaciais possuem algumas características em comum, sendo o fato de ambas terem a sua energia interna gerada por elementos radioativos através de pequenos reatores nucleares, além de que ambas utilizaram o auxílio gravitacional de Júpiter para aumenta as suas velocidades.

Por mais que a sonda New Horizons se locomova a uma velocidade 10 vezes maior que a velocidade de uma bala, seja capaz de realizar uma viagem entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro em um tempo de cerca de 20 segundos e seja capaz de realizar a viagem a Lua que a missão Apollo em 1969 demorou cerce de três dias em apenas 9 horas, ou seja, 8 vezes mais rápido. Não pode-se considerar a velocidade da sonda New Horizons como adequada para viagens interestelares, pois apesar de demorar apenas cerca de 9 anos e meio para chegar em Plutão, esta sonda demoraria cerca de 80000 anos para alcançar a estrela mais próxima à Terra, próxima Centauri, localizada a 4,2 anos-luz.

Entretanto comparando com a velocidade dos primeiros objetos lançados ao espaço pelos seres humanos, pode-se dizer que a sonda New Horizons demonstra e enorme evolução tecnológica das sondas espaciais, conforme as pesquisas e os investimentos aumentem nesta área será cada vez mais alcançadas velocidades maiores e o sonho de uma viagem interestelar estará mais palpável.

 

Referências

http://www.showmetech.com.br/15-curiosidades-sobre-missao-new-horizons-plutao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Voyager#cite_note-6

https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Horizons

Be the first to comment

Leave a Reply