Observação do Eclipse Solar

Foto do eclipse solar anular parcial feita pelo usuário do Twitter Fernando Oliveira (@fernao_berthold) na cidade de Porto Alegre.

Astrônomos amadores, amantes dos céus e curiosos da maior parte do Brasil puderam observar neste domingo (26/02) o tão aguardado eclipse solar anular. Diferentemente de um eclipse total, neste tipo de evento apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua (a parte central), formando, desse modo, um belíssimo anel de luz, como na imagem abaixo.

 

Eclipse solar anular completo. (Twitter/@jmrozada)

 

Entretanto, desta vez, nós, brasileiros, só pudemos contemplar o fenômeno parcialmente, já que o anel completo só foi visualizado bem mais ao sul do continente (na região da Patagônia, na Argentina) e numa pequena parcela do sul da África. Assim, desavisados podem nem mesmo ter notado o fascinante fenômeno.

O GEAstro, como sempre, ficou ligado e registrou o eclipse não apenas do modo convencional (adaptando uma câmera aos telescópios) mas também por meio de projeções: um telescópio foi mirado para o Sol e o foco do equipamento ajustado para que a imagem ao invés de ser vista na ocular (o que nunca deve ser feito sem um filtro adequado) fosse projetada em uma parede próxima.

Confira abaixo algumas das fotos do eclipse feitas pelo GEAstro:

 

Os horários das observações acima se referem à cidade de São Lourenço do Oeste – SC.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*