Apresentando tópicos de Astronomia às crianças: 5º ano da escola Mater Dei

No dia 31 de outubro de 2017, o Grupo de Ensino, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) recebeu, na UTFPR-PB, alunos do 5º ano da escola Mater Dei, com propósito de apresentar alguns tópicos de Astronomia básica.

Recebemos dois grupos de alunos, aproximadamente 40 crianças, as atividades tiveram a duração total de 1 (uma) hora para cada grupo. Buscamos apresentar as fases da Lua e os planetas do nosso Sistema Solar, com tarefas interativas e estimulantes.

As fases da Lua com a bolacha “Negresco”.

Inicialmente, abordamos, com recursos visuais e musicais, métodos para reconhecer as 4 (quatro) principais fases da Lua.

Sabendo a forma aparente de cada fase, as crianças tentavam reproduzir a mesma forma para cada fase, resultados disponíveis nas imagens abaixo.

Na Lua cheia, a criança mantinha todo o recheio da bolacha; Na Lua Minguante era mantido parte do recheio no lado direito; Na Lua Nova o recheio era retirado de modo a ficar alguns resquícios nas extremidades; Na Lua Crescente era mantido parte do recheio no lado esquerdo.

O Sistema Solar em escala, com um balão grande e massas de modelar.

Como representação do Sol, usamos um balão amarelo grande, já para representar os planetas do nosso sistema e o planeta anão, Plutão, usamos massas de modelar em forma esférica e com diâmetro na mesma escala que o balão em relação ao Sol. Esse material foi preparado previamente e pode ser visto em imagens abaixo.

Durante a apresentação da escala do Sistema Solar, discutimos assuntos adjacentes, bem como realizamos algumas perguntas para tornar a atividade interativa.

Vale ressaltar que a participação ativa dos alunos deixaram as 2 (duas) atividades mais prazerosas e estimulantes para ambas as partes. A seguir confira mais registros visuais.

Faça um comentário