Participação de alunos do Instituto Federal de Coronel Vivida no Projeto Astronomia Despertando o Gosto pelas Ciências

Nas noites de segunda-feira (19/11) e quarta-feira (21/11) os alunos do Instituto Federal de Coronel Vivida estiveram um pouco mais próximos das Ciências Espaciais. 

Uma parceria entre o GEAstro e a direção do IFPR-CV trouxe mais de 60 alunos do primeiro ano do Ensino Médio à uma visita na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, para participação em projeto de extensão desenvolvido pelo GEAstro, coordenado pela Professora Dra. Tina Andreolla. 

Divididos em duas turmas, a primeira turma de 31 alunos acompanhados pelos professores Paulo de Oliveira Fortes Jr da área de Geografia, Candida Joelma Leopoldina da área de Direito e Isaias Venancío da Luz Filho da área da Física e a segunda turma de 35 alunos acompanhada novamente pelos professores Paulo e Isaias. Desembarcaram na UTFRPR-PB por volta das 18:00h e foram encaminhados para Pista de Atletismo, onde foram recepcionados e participaram da primeira atividade da noite, o lançamento de foguetes didáticos, podendo aprender um pouco sobre as leis da Física que regem o movimento dos foguetes e também aplicar um poucos do conhecimento estudo em sala de aula, na pratica, com a retirada dos dados do lançamento e aplicação das fórmulas, onde pudemos calcular a altura máxima atingida, a velocidade de lançamento e outros. 

Após o lançamento, os alunos foram encaminhados para uma sala de aula para dar continuidade as atividades. Já em sala, os alunos participaram de oficinas que visam ensinar sobre Planetas, a diferença entre planetas e planetas anões; o sistema solar, o que é e quais os corpos celestes que fazem parte desde sistema; Fases da lua e eclipses; Volumes e escalas dos planetas do sistema Solar, onde é visto a comparação do tamanho, volume e distâncias entre eles e em relação ao Sol. 

E por fim, a atividade mais esperada da noite, os alunos regressaram a pista de atletismo para participar da observação do céu via telescópio e a olho desarmado, onde os alunos puderam observar Saturno e seus anéis, Lua, Marte e identificar algumas estrelas e constelações a olho nu. 

Abaixo segue algumas imagens do evento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário