Lançamento de Foguetes Didáticos,  Notícias,  O Grupo,  Oficinas

Lançamento de foguetes didáticos como aula experimental para alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB

Como parte da disciplina de Física I do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB, é realizada uma aula experimental destinada ao lançamento de foguetes feitos de garrafas PET impulsionados por água e ar comprimido. Assim, os dados obtidos e mensurados em prática podem ser utilizados para o estudo de vários conteúdos da disciplina, como o lançamento de projéteis, queda livre, conservação de energia mecânica e outros.

A aula, ministrada pela Profa. Dra. Tina Andreolla do Departamento de Física da UTFPR-PB, com auxílio dos integrantes do GEAstro, ocorreu na noite de quarta-feira (12/06), com a produção e preparação dos foguetes, e na tarde de sábado (15/06), quando foram executados os lançamentos na pista de atletismo da UTFPR-PB para obtenção dos dados a serem utilizados nas atividades de sala de aula.

Os alunos construíram os foguetes seguindo instruções passo-a-passo em sala de aula. Posteriormente, seguindo um conjunto de regras de segurança e um método pré-estabelecido para obter os dados experimentais com a maior acurácia possível, foram executados diversos lançamentos. Desse modo, os alunos puderam observar as discrepâncias entre os dados teóricos e experimentais, que são descritos pelas equações de movimentos oblíquos e de conservação de energia mecânica – potencial gravitacional e cinética.

Portanto, estabelece-se uma relação proveitosa da aula experimental, que fornece de uma forma prática e divertida o conteúdo relacionado a Matemática e a Física, auxiliando na formação de futuros professores de Matemática, que terão experiência e conhecimentos em assuntos tanto em sua teoria como em sua prática.

Logo abaixo algumas imagens da aula:

Please follow and like us: