Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) - UTFPR - Câmpus Pato Branco

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 34

2015

1.   2015-Atual. Técnicas derivadas da aprendizagem por reforço para restauração de serviços em sistemas de distribuição de energia elétrica
Descrição: O projeto propõe empregar métodos derivados da aprendizagem por reforço em problemas de otimização encontrados nos sistemas smar-grids, com atenção a problemas no qual a recuperação a faltas é essencial para a restauração de serviços em sistemas de distribuição de energia elétrica. Sistemas com a capacidade de auto-recuperação a faltas são denominados de self-healing. Uma alternativa para emergir um sistema self-healing é a adaptação de métodos da aprendizagem por reforço, como forma de maximizar as funções objetivo do sistema. Nós acreditamos que tais métodos podem ser usados para auxiliar na recuperação do sistema, auxiliando na reconfiguração dos dispositivos de fechamento e abertura do fluxo de energia de uma rede (sistemas de distribuição). Portanto, o objetivo principal é aplicar métodos para o compartilhamento de recompensas em problemas de otimização em sistemas smart-grids. Para atingir esse objetivo, vislumbra-se a realização dos seguintes objetivos específicos: a) levantamento bibliográfico de sistemas smart-gris e self-healing; b) potencializar o uso dos sistemas multiagentes em problema de restauração de serviços em sistemas de distribuição; c) adaptar técnicas de otimização baseadas em colônia de formigas, aprendizagem por reforço e teorias sociais em sistemas de distribuição de energia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Richardson Ribeiro - Integrante / Fabrício Enembreck - Coordenador / Marcelo Teixeira - Integrante / Muriel Mazzetto - Integrante / Douglas M. Guisi - Integrante / Fausto Augusto de Souza - Integrante.
Membro: Richardson Ribeiro.

2014

1.   2014-Atual. Avaliação do desempenho de usuários de Sistemas de Informação da UTFPR
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Scariot - Integrante / Beatriz Terezinha Borsói - Integrante / Gilson Ditzel Santos - Coordenador.
Membro: Andreia Scariot.
2.   2014-Atual. Avicultura Inteligente: Técnicas de Inteligência Artificial para Melhorar Processos Avícolas
Descrição: Este projeto é dedicado ao uso de técnicas de Inteligência Artificial aplicadas em processos avícolas como forma de melhorar o manejo avícola. O manejo avícola é uma tarefa complexa, devido à quantidade de fatores a serem controlados, como quantidade de ração consumida, água, luminosidade, umidade, saúde das aves, fatores ambientais, etc. Tais fatores refletem diretamente na relação da quantidade de ração consumida convertida em carne, denominada conversão alimentar. A conversão alimentar e o peso das aves são essenciais para o sucesso do setor, pois a convergência desses fatores irá determinar a produtividade. Observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas para o setor avícola é voltada para o melhoramento genético; imunologia, saúde e doenças; programas de qualidade e boas práticas de produção; metabolismo e nutrição; fisiologia, endocrinologia e reprodução; modernização dos processos industriais, como processamento, produtos e segurança alimentar; e sistemas computacionais voltados para o gerenciamento financeiro e logístico da produção. O desenvolvimento de um sistema computacional especializado é o escopo deste projeto, pois observamos que os sistemas computacionais disponíveis, não atuam diretamente no controle e na melhoria do uso dos recursos utilizados na criação das aves, não tratando de questões relacionadas ao desperdício de recursos naturais, poluição do meio ambiente, mão de obra qualificada, geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O uso de sistemas computacionais através de abordagens avançadas como os sistemas de aprendizagem indutivos, por exemplo, algoritmos baseados em árvores de decisão, são alternativos para tratar de diversos tipos de problemas que precisam de controle. As pesquisas apresentadas e as tecnologias a serem desenvolvidas com o projeto vão ao encontro dessas questões apresentando metodologias desenvolvidas para esse fim. As pesquisas e as tecnologias desde projeto serão aplicadas e validadas em ambientes do mundo real (aviários).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . Integrantes: Richardson Ribeiro - Coordenador / ENEMBRECK, FABRICIO - Integrante / BORGES, ANDRE P. - Integrante / André Lucas Wirth - Integrante / William S. Silva - Integrante / Marcelo Teixeira - Integrante / Mainara Lorencena - Integrante / Muriel Mazzetto - Integrante / Douglas M. Guisi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Richardson Ribeiro.
Descrição: Este projeto é dedicado ao uso de técnicas de Inteligência Artificial aplicadas em processos avícolas como forma de melhorar o manejo avícola. O manejo avícola é uma tarefa complexa, devido à quantidade de fatores a serem controlados, como quantidade de ração consumida, água, luminosidade, umidade, saúde das aves, fatores ambientais, etc. Tais fatores refletem diretamente na relação da quantidade de ração consumida convertida em carne, denominada conversão alimentar. A conversão alimentar e o peso das aves são essenciais para o sucesso do setor, pois a convergência desses fatores irá determinar a produtividade. Observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas para o setor avícola é voltada para o melhoramento genético; imunologia, saúde e doenças; programas de qualidade e boas práticas de produção; metabolismo e nutrição; fisiologia, endocrinologia e reprodução; modernização dos processos industriais, como processamento, produtos e segurança alimentar; e sistemas computacionais voltados para o gerenciamento financeiro e logístico da produção. O desenvolvimento de um sistema computacional especializado é o escopo deste projeto, pois observamos que os sistemas computacionais disponíveis, não atuam diretamente no controle e na melhoria do uso dos recursos utilizados na criação das aves, não tratando de questões relacionadas ao desperdício de recursos naturais, poluição do meio ambiente, mão de obra qualificada, geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O uso de sistemas computacionais através de abordagens avançadas como os sistemas de aprendizagem indutivos, por exemplo, algoritmos baseados em árvores de decisão, são alternativos para tratar de diversos tipos de problemas que precisam de controle. As pesquisas apresentadas e as tecnologias a serem desenvolvidas com o projeto vão ao encontro dessas questões apresentando metodologias desenvolvidas para esse fim. As pesquisas e as tecnologias desde projeto serão aplicadas e validadas em ambientes do mundo real (aviários).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marco Antonio de Castro Barbosa - Integrante / Richardson Ribeiro - Coordenador / BORGES, A. P. - Integrante / William Silva - Integrante / Rafael Cardoso - Integrante / Alcir José Modolo - Integrante / Marta Helena Dias da Silveira - Integrante / André Lucas Wirth - Integrante.
Membro: Marco Antonio de Castro Barbosa.

2013

1.   2013-Atual. ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: discussões teóricas e práticas
Descrição: A literatura aponta para a importância da concentração espacial de empresas, organizadas em aglomerações produtivas locais, como uma das estratégias de fortalecimento territorial para o processo de desenvolvimento local ou regional. No Brasil, a terminologia Arranjos Produtivos Locais (APLs) é utilizada desde o final da década de 1990, como referência para as políticas públicas que envolvem esta área de discussão. Por conseguinte, observa-se a explícita vinculação dos APLs nas políticas públicas governamentais relacionadas ao desenvolvimento regional, tanto em nível federal como nas esferas estaduais. Logo, é possível afirmar que os APLs encontram-se no centro do debate contemporâneo sobre planejamento regional e políticas públicas de desenvolvimento. Diante do exposto, este projeto de pesquisa visa discutir aspectos teóricos e práticos das relações existentes no binômio Arranjos Produtivos Locais e desenvolvimento regional. Como principais resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com as discussões que envolvem este cenário, a partir de estudos teóricos e práticos, incluindo a realização de estudos de casos envolvendo diferentes APLs. Adicionalmente, a análise quanti-qualitativa de indicadores multidimensionais sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, em uma proposta de análise integrada e sistêmica, gerará informações para contribuir com o processo de autoavaliação da governança local destes Arranjos Produtivos Locais analisados, bem como orientar os formuladores de políticas públicas relacionadas ao binômio APL e desenvolvimento local ou regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Junior Marini - Coordenador / Christian Luiz da Silva - Integrante / Alexandre Luiz Schlemper - Integrante / Gustavo Cristiano Sampaio - Integrante.
Membro: Marcos Junior Marini.
2.   2013-Atual. Descritores fractais de texturas aplicados na identificação foliar e plasticidade anatômica
Descrição: A Geometria Fractal pode ser utilizada para representar estruturas geométricas de grande complexidade, inclusive fenômenos na natureza onde não podem ser utilizadas as geometrias tradicionais. As folhas e suas estruturas, apesar de não serem fractais perfeitos, são um desses fenômenos que podem ser caracterizados e descritos usando a geometria fractal. Nesse sentido pesquisas utilizando fractais na identificação vegetal por análise de textura vem sendo realizada nos últimos anos pelo grupo GCC (Scientific Computing Group) do IFSC-USP. Tais pesquisas vem ganhando destaque nos últimos anos com respeito a sua qualidade como método de análise de texturas. Ainda há, no entanto, muitas formas de se aprimorar tal método computacional, sendo esse um dos objetivos principais de tal projeto de pesquisas. De forma complementar pretende-se investigar a robustez dos descritores fractais no que diz respeito a análise de espécies que apresentam plasticidade anatômica foliar. A plasticidade fenotípica em plantas é definida como a alteração na expressão do genótipo pelas influências ambientais, podendo manifestar-se tanto morfológica como fisiologicamente. Tal investigação é de especial importância uma vez que os sistemas automatizados de identificação foliar devem ser capazes de lidar com tais alterações morfológicas. Resultados de pesquisas recentes são apresentados nesse projeto demostrando a viabilidade de tais objetivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalcimar Casanova - Integrante / Odemir Martinez Bruno - Coordenador.
Membro: Dalcimar Casanova.
3.   2013-2014. Minerando Textos em Redes Sociais: Um modelo de reputação para níveis emocionais
Descrição: Este trabalho propõe um modelo de reputação para identificar o nível emocional de um indivíduo usando os conteúdos postados em suas redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estabelecer o quanto confiável este pode estar em problemas de tomada de decisão, coletivos, etc. Para validação dos resultados, devemos utilizar listas de palavras afetivas disponíveis em Português. Desse modo, o trabalho deverá identificar e comparar as informações compartilhadas pelos usuários com as palavras afetivas definidas em um corpus e através de um modelo matemático emergir um modelo de reputação capaz de identificar níveis emocionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Richardson Ribeiro - Coordenador / ENEMBRECK, FABRICIO - Integrante / William S. Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Auxílio financeiro / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Richardson Ribeiro.
4.   2013-Atual. Obtenção de Distinguidores para a simplificação do processo de automação discreta
Descrição: Construir a fundamentação teórica e as ferramentas para a síntese automática de Distinguidores para Sistemas a Eventos Discretos. Ilustrar a abordagem por meio de sua aplicação em problemas industriais de grande porte. Generalizar e estender a abordagem a diferentes problemas inerentes ao de desenvolvimento de software.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Teixeira - Coordenador / José E. R. Cury - Integrante / Richardson Ribeiro - Integrante / Marco Barbosa - Integrante / MALIK, ROBI - Integrante.
Membro: Marcelo Teixeira.
5.   2013-Atual. Processos e artefatos de software para uma fábrica de software educacional
Descrição: Esse projeto visa documentar os processos e os artefatos do ciclo de vida de software de forma que a disciplina de Laboratório de Projeto e Desenvolvimento permita o desenvolvimento de projetos de software à semelhança. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucilia Yoshie Araki - Integrante / Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Eliane de Bortoli Fávero - Integrante.
Membro: Lucilia Yoshie Araki.
Descrição: Esse projeto visa documentar os processos e os artefatos do ciclo de vida de software de forma que a disciplina de Laboratório de Projeto e Desenvolvimento permita o desenvolvimento de projetos de software à semelhança. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Maria De Bortoli - Integrante / Beatriz Borsoi - Coordenador / Lucília Araki - Integrante.
Membro: Eliane Maria De Bortoli.
6.   2013-Atual. Prospecção de tecnologias para a cadeia produtiva de aves de corte
Descrição: O objetivo geral é realizar um estudo de prospecção tecnológica na cadeia produtiva de aves de corte brasileira. Para responder a pergunta da pesquisa deste trabalho, a metodologia utilizada será a de pesquisa aplicada (Embrapa e cadeia produtiva de aves de corte) e explicativa (buscar alternativas para lidar com o problema). A pesquisa será realizada em seis etapas: 1. Estruturação da cadeia; 2. Identificação de atores; 3. Aplicação de questionários a agentes selecionados; 4. Levantamento de questões chaves para prospecção e cenários da cadeia; 5. Análise dos resultados e Publicação dos resultados... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Junior Marini - Integrante / Décio E. do Nascimento - Integrante / Christian Luiz da Silva - Coordenador / Moisés Francisco Farah Júnior - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcos Junior Marini.
7.   2013-Atual. Repositório de artefatos de software e mecanismo de busca visando reuso de software
Descrição: Prover uma forma de armazenamento e de recuperação de artefatos de software visando reuso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Eduardo dos Santos - Integrante / Bruno Eduardo Follmann - Integrante. Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Bolsa.
Membro: Beatriz Terezinha Borsoi.
8.   2013-Atual. Um sistema computacional especializado para a gestão, análise e o compartilhamento de informações de saúde
Descrição: Este projeto é dedicado ao desenvolvimento de um sistema especialista para o compartilhamento de dados de pacientes e profissionais da área da saúde. Atividades clínicas, como consultas, exames laboratoriais, prescrições médicas, diagnósticos, vacinações, entre outras, são realizadas constantemente pelos profissionais da área da saúde. Consequentemente, tais atividades geram uma quantidade significativa de dados, documentados geralmente quando ocorrem consultas médicas ou exames laboratoriais. Alguns dados, como os exames laboratoriais, ficam na maioria das vezes na guarda dos pacientes, sendo que outros dados, como por exemplo, anotações oriundas do paciente, prescrições, histórico, etc ficam sobre a guarda dos profissionais da saúde, implicando na dispersão dos dados. É comum que pacientes que realizam frequentemente exames ou consultas, tenham dificuldades em manter as mesmas informações quando o atendimento não ocorre com os profissionais que mantiveram seu histórico clínico, ou para aqueles pacientes no qual as consultas ocorrem após longo período de tempo. É sabidamente conhecido que um dos fatores para a qualidade do atendimento dos profissionais da saúde é a disponibilidade e a qualidade dos dados clínicos e laboratoriais. Para isso, este projeto apresenta as etapas para o desenvolvimento de um sistema especialista capaz de auxiliar os profissionais da saúde na gestão dos dados, permitindo um acesso centralizado aos dados. Ademais, técnicas de inteligência artificial serão utilizados como forma de construir um sistema especialista capaz de realizar mineração de dados, melhorando a qualidade dos dados aos profissionais envolvidos. Este projeto terá a participação de profissionais da área da saúde e será desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Pato Branco e Secretaria Estadual de Saúde do estado do Paraná.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Richardson Ribeiro - Coordenador / Fabrício Enembreck - Integrante / Fábio Favarim - Integrante / Marco A. C. Barbosa - Integrante / Álvaro César Cattani - Integrante / Raoni Renosto Coelho - Integrante / Vitor Viganó - Integrante / Fabricio Negrisolo De Godoi - Integrante / Callebe Soares Barbosa - Integrante / Gabriel Gomes de Sousa - Integrante / Jonatas Loureiro De Almeida Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Richardson Ribeiro.
Descrição: Descrição: Este projeto é dedicado ao desenvolvimento de um sistema especialista para o compartilhamento de dados de pacientes e profissionais da área da saúde. Atividades clínicas, como consultas, exames laboratoriais, prescrições médicas, diagnósticos, vacinações, entre outras, são realizadas constantemente pelos profissionais da área da saúde. Consequentemente, tais atividades geram uma quantidade significativa de dados, documentados geralmente quando ocorrem consultas médicas ou exames laboratoriais. Alguns dados, como os exames laboratoriais, ficam na maioria das vezes na guarda dos pacientes, sendo que outros dados, como por exemplo, anotações oriundas do paciente, prescrições, histórico, etc ficam sobre a guarda dos profissionais da saúde, implicando na dispersão dos dados. É comum que pacientes que realizam frequentemente exames ou consultas, tenham dificuldades em manter as mesmas informações quando o atendimento não ocorre com os profissionais que mantiveram seu histórico clínico, ou para aqueles pacientes no qual as consultas ocorrem após longo período de tempo. É sabidamente conhecido que um dos fatores para a qualidade do atendimento dos profissionais da saúde é a disponibilidade e a qualidade dos dados clínicos e laboratoriais. Para isso, este projeto apresenta as etapas para o desenvolvimento de um sistema especialista capaz de auxiliar os profissionais da saúde na gestão dos dados, permitindo um acesso centralizado aos dados. Ademais, técnicas de inteligência artificial serão utilizados como forma de construir um sistema especialista capaz de realizar mineração de dados, melhorando a qualidade dos dados aos profissionais envolvidos. Este projeto terá a participação de profissionais da área da saúde e será desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Pato Branco e Secretaria Estadual de Saúde do estado do Paraná. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marco Antonio de Castro Barbosa - Integrante / Richardson Ribeiro - Coordenador / Fábio Favarim - Integrante / Fabricio Enembreck - Integrante / Jonatas Loureiro de Almeida Junior - Integrante / Alvaro Cesar Cattani - Integrante / Raoni Renosto Coelho - Integrante / Vitor Viganó - Integrante / Fabricio Negrisolo De Godoi - Integrante / Calebe Soares Barbosa - Integrante / Gabriel Gomes de Sousa - Integrante.
Membro: Marco Antonio de Castro Barbosa.

2012

1.   2012-2012. APL de Confecções do Sudoeste do Paraná: uma análise sobre a contribuição para o desenvolvimento sustentável regional
Descrição: Este projeto de pesquisa visa aplicar a metodologia APL-DSR (Arranjos Produtivos Locais para o Desenvolvimento Sustentável Regional) no APL de Confecções do Sudoeste do Paraná. Como principais resultados, espera-se mensurar indicadores que possam contribuir com a própria governança deste Arranjo Produtivo Local, bem como apoiar os formuladores de políticas públicas relacionadas a este cenário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Junior Marini - Coordenador / Christian Luiz da Silva - Integrante.
Membro: Marcos Junior Marini.
2.   2012-Atual. Classificação de Padrões de Mastigação de Ruminantes
Descrição: Este projeto visa desenvolver algoritmos para a classificação de diversos padrões de mastigação de ruminantes. São estudadas técnicas de aprendizagem de máquina para tal fim.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vinicius Pegorini - Integrante / CARDOSO, RAFAEL - Coordenador / Leandro Zen Karam - Integrante / Christiano Santos Rocha Pitta - Integrante / Jean Carlos Cardozo da Silva - Integrante / Hypolito José Kalinowski - Integrante / Richardson Ribeiro - Integrante / Fábio Luiz Bertotti - Integrante / Tangriani Simioni Assmann - Integrante.
Membro: Vinicius Pegorini.
Descrição: Este projeto visa desenvolver algoritmos para a classificação de diversos padrões de mastigação de ruminantes. São estudadas técnicas de aprendizagem de máquina para tal fim.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vinicius Pegorini - Integrante / CARDOSO, RAFAEL - Coordenador / Leandro Zen Karam - Integrante / Christiano Santos Rocha Pitta - Integrante / Jean Carlos Cardozo da Silva - Integrante / Hypolito José Kalinowski - Integrante / Richardson Ribeiro - Integrante / Fábio Luiz Bertotti - Integrante / Tangriani Simioni Assmann - Integrante.
Membro: Vinicius Pegorini.
3.   2012-2013. Classificação de Padrões por Meio de Redes Neurais Artificiais
Descrição: Analisar as principais técnicas para Classificação de Padrões, com foco no uso Redes Neurais Artificiais para o Reconhecimento dos Padrões.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vinicius Pegorini - Coordenador.
Membro: Vinicius Pegorini.
Descrição: Analisar as principais técnicas para Classificação de Padrões, com foco no uso Redes Neurais Artificiais para o Reconhecimento dos Padrões.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vinicius Pegorini - Coordenador.
Membro: Vinicius Pegorini.
4.   2012-2013. O portal do IFPR visto sob aspectos de usabilidade, acessibilidade e arquitetura da informação
Descrição: O projeto visa analisar o portal institucional do IFPR de acordo com usabilidade, acessibilidade e arquitetura da informação. Após a realização de testes de usabilidade pretende-se obter relatórios apresentando os resultados obtidos por meio dos testes e apresentar proposta para o planejamento do portal institucional de acordo com os padrões de desenvolvimento web.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Scariot - Coordenador.
Membro: Andreia Scariot.
5.   2012-2012. Proposta de uma metodologia de ensino de matemática inclusiva
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de uma prática pedagógica diferenciada, de forma a incluir alunos portadores de deficiência visual. Para isso, serão aliados os usos de conceitos pedagógicos (mapas conceituais), tecnologias da informação e comunicação e materiais concretos, de forma a construir o conhecimento desejado sobre conteúdos da matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eliane Maria De Bortoli - Integrante / Teodora Pinheiro Figueiroa - Coordenador / Maico Fernando Wilges Carneiro - Integrante.
Membro: Eliane Maria De Bortoli.

2011

1.   2011-2011. Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática Inclusiva
Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas computacionais de apoio ao ensino-aprendizagem de matemática de forma inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliane Maria De Bortoli - Coordenador. Financiador(es): Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Bolsa.
Membro: Eliane Maria De Bortoli.
2.   2011-2013. Definição dos processos de uma fábrica de software com base em modelos de qualidade
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como meta a definição de uma fábrica de software a partir de processos, definidos com base em modelos de qualidade. Esses processos são definidos de acordo com modelos/normas de qualidade e com o objetivo de que possam ser utilizados como padrão para o desenvolvimento de projetos de software, especialmente por fábricas de software de pequeno porte. Esses modelos podem ser adaptados de acordo com o contexto de cada fábrica de software e as especificidades de cada um dos projetos de software desenvolvidos. Um processo padrão contém os elementos considerados essenciais para alcançar os objetivos estabelecidos para o processo. Esses elementos são as atividades, a sequência em que elas devem ser realizadas, as ações que as compõem, os atores que as realizam, os artefatos produzidos e os recursos necessários para realizá-las. Além dos modelos dos processos e para os artefatos, será desenvolvido um editor de processos. É um aplicativo computacional com os modelos definidos armazenados e permitirá alterar modelos (especializá-los), criar modelos novos, instanciar modelos por meio de um projeto de desenvolvimento de software e acompanhar o desenvolvimento de um projeto de software.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Rubia Elisa de Oliveira Shultz Ascari - Integrante / Soelaine Rodrigues Ascari - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Beatriz Terezinha Borsoi.
3.   2011-2012. Editor de processos de software
Descrição: Sistema de software para compor um projeto de software como um conjunto de processos. Os processos são tratados como objetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
Membro: Beatriz Terezinha Borsoi.
4.   2011-2013. Impacto da Teoria das Redes Sociais na Aprendizagem Multiagente Baseadas em Recompensas
Descrição: O projeto de pesquisa é dedicado ao estudo da aplicação das teorias sociais para a construção de estruturas de relacionamento capazes de influenciar comportamentos locais gerados a partir de recompensas em indivíduos de um sistema multiagente. A interação entre modelos de coordenação com a teoria das redes sociais no processo da tomada de decisão gera uma estrutura social à medida que as interações dos indivíduos ocorrem com as recompensas geradas. Técnicas de otimização por enxames e aprendizagem por reforço são baseadas em recompensas e geralmente são utilizadas para melhorar o comportamento e a coordenação dos indivíduos de um sistema. É possível observar com esses princípios que a sociabilidade dos agentes influencia nas atividades em comum, devido às atitudes comportamentais que estão relacionadas a teorias de ação, modelos de sistemas sociais, sistemas multiagente e teoria de redes sociais, que descrevem o impacto das relações observadas na rede formada pelos agentes. Neste contexto, será investigado nesta pesquisa como a sociabilidade dos agentes pode contribuir para melhorar e adaptar métodos de coordenação com a análise de redes sociais, alterando as recompensas geradas com algoritmos de aprendizagem por reforço, promovendo a convergência do sistema e a qualidade das políticas no processo de aprendizagem. Os métodos serão testados em problemas de otimização combinatória, permitindo avaliar a vantagem dos aspectos que afetam o desempenho da abordagem proposta, como (i) a quantidade de agentes no ambiente; (ii) os parâmetros de aprendizagem; (iii) a qualidade da política; (iv) o compartilhamento de recompensas; e (v) a estrutura social. Os resultados devem mostrar se a identificação de comportamentos sociais e a estrutura social construída com a interação dos indivíduos contribuem significativamente para a melhoria do processo de coordenação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Richardson Ribeiro - Coordenador / Fabrício Enembreck - Integrante / William S. Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
Membro: Richardson Ribeiro.
5.   2011-2012. Repositório de Artefatos de Software
Descrição: Estudo sobre reuso de artefatos de software, com o objetivo de gerar um modelo conceitual de repositório de artefatos (documentos, componentes e procedimentos) a fim de facilitar sua recuperação e reuso. Esse modelo tem como base técnicas de classificação como vocabulário controlado, com classificação por palavras-chave, descrição textual e enumeração ou hierárquica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Integrante / Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Eliane Maria De Bortoli - Integrante.
Membro: Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari.
6.   2011-2012. Reuso de Artefatos de Software.
Descrição: Reuso de artefatos de software Descrição: Definição de metadados para armazenamento de artefatos de software visando reuso e mecanismo de busca de artefatos em repositório. E, ainda, implementação do repositório de artefatos como um aplicativo computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliane Maria De Bortoli - Coordenador / Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Integrante / Beatriz Terezinha Borsoi - Integrante.
Membro: Eliane Maria De Bortoli.
Descrição: Definição de metadados para armazenamento de artefatos de software visando reuso e mecanismo de busca de artefatos em repositório. E, ainda, implementação do repositório de artefatos como um aplicativo computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Rubia Elisa de Oliveira Shultz Ascari - Integrante / Adriana Ariati - Integrante / Eliane Maria de Bortoli Fávero - Integrante / Nathanyel Sandi - Integrante / Vagner Lucion - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
Membro: Beatriz Terezinha Borsoi.
7.   2011-Atual. Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Projeto UCA
Descrição: O projeto tem como objetivo identificar as necessidades de adaptação nos laptops educacionais, mapear, testar e avaliar tecnologias de hardware e software livres de acessibilidade existentes no mercado e, para alguns itens prioritários, propor soluções de hardware e software que serão desenvolvidas, implementadas e testadas no âmbito do projeto. Trata-se de um projeto nacional que conta com pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-EPUSP), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), das Secretarias Estaduais de Educação (SEE) de SP, MS e AP e 04 escolas UCA. O projeto encontra-se atualmente na terceira etapa de execução: III Adaptações e/ou desenvolvimentos de novas tecnologias assistivas para os laptops educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Gilda Aparecida de Assis - Integrante / Ana Grasielle Dionisio Correa - Integrante / Marilena do Nascimento - Integrante / Irene Ficheman - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Membro: Gilda Aparecida de Assis.

2010

1.   2010-Atual. Avaliação de Métodos Estatísticos e de Mineração de Dados na Análise de Dados em Saúde
Descrição: A pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema de análise de dados na área da saúde que utilize métodos estatísticos e de Mineração de dados (DM). Para tal será utilizada a base de dados disponibilizados pelo repositório de dados da UCI Machine Learning Repository. Este estudo permitirá realizar uma comparação entre os dois métodos e avaliar as vantagens e desvantagens na utilização dos mesmos. Os resultados deste estudo permitirão propor uma metodologia para a análise de dados em saúde, utilizando o método apropriado segundo os objetivos almejados. O trabalho também diz respeito da exploração dos métodos de DM para determinar o mais apropriado para o problema abordado. Em se tratando de similaridades de desempenho o sistema poderá incluir diversos métodos de DM na busca dos padrões e modelos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kathya Silvia Collazos Linares - Coordenador.
Membro: Kathya Silvia Collazos Linares.
2.   2010-2012. Estimativa de prazo de projetos de software utilizando inteligência computacional
Descrição: O objetivo principal do projeto é desenvolver um sistema que utilize Lógica fuzzy, para realizar estimativa de prazo de projetos de software.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Integrante / Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Kathya Silvia Collazzos Linares - Integrante.
Membro: Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari.
Descrição: O objetivo principal deste projeto é Desenvolver um sistema baseado em inteligência computacional, destacando-se lógica fuzzy, para realizar estimativa de prazo de projetos de software. Como objetivos específicos destacam-se: a) Identificar fatores que podem influenciar no prazo para desenvolvimento de um projeto de software e pontuar esses fatores com pesos de acordo com sua relevância pela influência que podem causar no desenvolvimento do projeto. b) Definir os fatores relevantes e que devem ser utilizados como regras fuzzy para o aplicativo desenvolvido. Esses fatores devem considerar os pesos definidos para os mesmos. c) Contribuir para que as empresas de software, especialmente as de menor porte, tenham um mecanismo de auxílio na elaboração de estimativas dos seus projetos de software. d) Auxiliar na consolidação e na profissionalização de empresas de software, especialmente as de menor porte, por meio do uso de uma ferramenta para estimativa de prazo de projeto de software desenvolvida como resultado de pesquisa. A justificativa da proposta deste projeto está na necessidade de prover mecanismos que auxiliem as empresas de software, especialmente as de menor porte, na definição de prazos de projetos de software. Destaca-se a ênfase nas empresas de menor porte por dois motivos. Primeiro, teoricamente, as empresas de maior porte (grandes e mesmo médias) têm melhores condições de buscar soluções próprias, seja internamente ou com auxílio especializado. Segundo, para ampliar as possibilidades de efetiva inserção e consolidação no mercado das empresas de software de pequeno porte, especialmente as que estão iniciando suas atividades. Isso porque estimativas acertadas podem contribuir para construir e consolidar uma imagem positiva da empresa com os seus clientes e o mercado, motivar a equipe e não onerar os projetos ou causar prejuízos financeiros para a empresa. Este projeto foi aprovado pela Chamada de Projetos 14/2009 do Programa de Apoio a Pesquisa Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Kathya Silvia Collazos Linares - Integrante / Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Kathya Silvia Collazos Linares.
Descrição: O objetivo principal deste projeto é Desenvolver um sistema baseado em inteligência computacional, destacando-se lógica fuzzy, para realizar estimativa de prazo de projetos de software. Como objetivos específicos destacam-se: a) Identificar fatores que podem influenciar no prazo para desenvolvimento de um projeto de software e pontuar esses fatores com pesos de acordo com sua relevância pela influência que podem causar no desenvolvimento do projeto. b) Definir os fatores relevantes e que devem ser utilizados como regras fuzzy para o aplicativo desenvolvido. Esses fatores devem considerar os pesos definidos para os mesmos. c) Contribuir para que as empresas de software, especialmente as de menor porte, tenham um mecanismo de auxílio na elaboração de estimativas dos seus projetos de software. d) Auxiliar na consolidação e na profissionalização de empresas de software, especialmente as de menor porte, por meio do uso de uma ferramenta para estimativa de prazo de projeto de software desenvolvida como resultado de pesquisa. A justificativa da proposta deste projeto está na necessidade de prover mecanismos que auxiliem as empresas de software, especialmente as de menor porte, na definição de prazos de projetos de software. Destaca-se a ênfase nas empresas de menor porte por dois motivos. Primeiro, teoricamente, as empresas de maior porte (grandes e mesmo médias) têm melhores condições de buscar soluções próprias, seja internamente ou com auxílio especializado. Segundo, para ampliar as possibilidades de efetiva inserção e consolidação no mercado das empresas de software de pequeno porte, especialmente as que estão iniciando suas atividades. Isso porque estimativas acertadas podem contribuir para construir e consolidar uma imagem positiva da empresa com os seus clientes e o mercado, motivar a equipe e não onerar os projetos ou causar prejuízos financeiros para a empresa. Este projeto foi aprovado pela Chamada de Projetos 14/2009 do Programa de Apoio a Pesquisa Básica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Rubia Elisa de Oliveira Shultz Ascari - Integrante / Kathya Silvia Collazos Linares - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Beatriz Terezinha Borsoi.
3.   2010-2012. Otimização do Despacho Hidrotérmico Através de Algoritmos Híbridos com Computação de Alto Desempenho
Descrição: Desenvolvimento de uma metodologia inovadora para a otimização do despacho hidrotérmico do Setor Elétrico Brasileiro, baseada na modelagem individualizada por usinas, detalhada, não-linear, estocástica e que faz uso de algoritmos híbridos de otimização multiobjetivo. Devido à complexidade esperada, o modelo será desenvolvido para execução em clusters de computadores. Também são produtos deste projeto toda a produção técnico-acadêmica proveniente dos estudos e a capacitação resultante da forte interação entre pesquisadores e profissionais atuantes no Setor Elétrico... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno César Ribas - Integrante / Fabiano Silva - Integrante / Daniel WEINGAERTNER - Integrante / Alexandre Ibrahim Direne - Integrante / Marcelo Bessa - Coordenador. Financiador(es): Institutos Lactec - Cooperação.
Membro: Bruno César Ribas.
4.   2010-Atual. Práticas pedagógicas e desenvolvimento sustentável
Descrição: Visa investigar dimensões do desenvolvimento sustentável inerentes à prática pedagógica. Com o projeto pretende-se contribuir como o debate sobre implicações da educação formal como elemento de mediação às transformações da prática social no atendimento às demandas do desenvolvimento sustentável. O estudo também busca propor alternativas a problemas da prática pedagógica relacionados os processo de ensino e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) . Integrantes: Edilson Pontarolo - Coordenador / Nilvania Aparecida de Mello - Integrante / Henrique Emilio Zorel Junior - Integrante.
Membro: Edilson Pontarolo.
5.   2010-2011. Um Estudo de Algoritmos de Buscas em Grafos e suas Caracterizações em Hipergrafos com Múltiplas Arestas
Descrição: A teoria dos grafos é uma das disciplinas de maior aplicabilidade na ciência da computação. Grafos são abstrações matemáticas que modelam situações do mundo real onde podemos identificar os objetos chamados de vértices e os relacionamentos de arestas. Em específico buscas em grafos é uma das ferramentas mais simples e mais utilizada para algoritmos em grafos. Um algoritmo de busca é um algoritmo que visita, sistematicamente, todos os vértices e todas as arestas de um grafo. Sabe-se que na literatura poucos resultados teóricos são conhecidos sobre a enumeração dos vértices que pode ser gerada por um algoritmo de busca. Esses algoritmos possuem alguns critérios na escolha de um vértice para sua enumeração. Buscas como em Largura e em Profundidade são algoritmos tradicionais e bem conhecidos na literatura atual. Outras estratégias também existem como os algoritmos, Busca em Largura Lexicográfica, Busca da Cardinalidade Máxima, Busca em Profundidade Lexicográfica, da Vizinhança Maximal e do Rótulo Maximal, têm sido aplicados em uma grande variedade de problemas e para o reconhecimento de certas classes de grafos. Neste projeto pretende-se estender o conceito de buscas em grafos orientado por arestas e assim encontrar características que caracterizam tais buscas. Assim, o intuito é ajudar na disseminação e no desenvolvimento da teoria dos grafos. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvio Luiz Bragatto Boss - Coordenador.
Membro: Silvio Luiz Bragatto Boss.

2009

1.   2009-2013. Explorando o uso de Sensores Distinguidores na Modelagem e Controle de Sistemas a Eventos Discretos
Descrição: Explorar a utilização de sensores distinguidores para reduzir a complexidade do problema de síntese de controladores em Sistemas a Eventos Discretos. Em particular, pretende-se associar o uso de distinguidores ao Controle Modular Local.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Teixeira - Integrante / José E. R. Cury - Coordenador / Max H. de Queiroz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Marcelo Teixeira.
2.   2009-2014. Mapa Estratégico da Educação Superior fundamentado em um Sistema de Gestão Integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI
Descrição: Este estudo propõe um mapa estratégico para as instituições de ensino superior fundamentado em um sistema de gestão integrado. O sistema de gestão integrado consiste em uma proposta metodológica para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Na metodologia proposta o PDI é construído coletivamente a partir das bases, ou seja, do Plano de Desenvolvimento das Unidades. A metodologia proposta constitui-se de três fases interligadas: construção coletiva do Projeto Pedagógico Institucional e das Unidades (PPI/PPUs); Avaliação Institucional e das Unidades (AI/AUs) à luz do SINAES; e elaboração do Plano Estratégico Institucional e das Unidades (PEI/PEUs). O mapa estratégico é uma ferramenta de representação visual do plano estratégico para a educação superior. O trabalho configura-se metodologicamente como uma pesquisa-ação porque à medida que cada fase do estudo vai sendo desenvolvida incorpora-se à gestão das Instituições de Ensino Superior (IES). Apresenta como principais contribuições: a integração e alinhamento das políticas institucionais versus setoriais; a abordagem quântica ao PDI, que o concebe com um sistema, dual e complementar, passível de ser mensurado e observado. O PDI como subsistema de medição de desempenho estabelece objetivos, indicadores,metas e iniciativas. Como subsistema de observação dos padrões arquétipos comportamentais avalia as inteligências emocional, cognitiva e motivacional. Para a observação dos padrões arquétipos comportamental do sistema apresenta-se duas ferramentas, uma de mapeamento e outra de estimulação da pró-atividade no sistema. O estudo será validado por meio da implementação piloto em uma amostra representativa de IES públicas e privadas das regiões norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste do país. O aprimoramento do estudo se dará por meio da formação de rede de pesquisadores, intercâmbio de conhecimentos e a formação de recursos humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciene de Oliveira Marin - Integrante / Angela Cristina Correa - Coordenador.
Membro: Luciene de Oliveira Marin.
3.   2009-Atual. Metodologias e processos de software
Descrição: Estudar metodologias e processos de desenvolvimento de software, com interesse em definir processos para fábricas de pequeno porte. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Soelaine Rodrigues Ascari - Integrante / Beatriz T Borsoi - Coordenador / Rubia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Integrante.
Membro: Soelaine Rodrigues Ascari.
Descrição: Estudar metodologias e processos de desenvolvimento de software, com interesse em definir processos para fábricas de pequeno porte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Integrante / Beatriz Terezinha Borsoi - Coordenador / Soelaine Rodrigues Ascari - Integrante.
Membro: Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari.
4.   2009-2015. Projeto de Mineração de Dados Sequenciais e Temporais
Descrição: O projeto consiste na aplicação de métodos e técnicas computacionais para a extração de conhecimento e informação importante em bases de dados de séries temporais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Willian Zalewski - Integrante / Huei Diana Lee - Coordenador / Feng Chung Wu - Integrante / André Gustavo Maletzke - Integrante / Cláudio Sady Rodrigues Coy - Integrante / João José Fagundes - Integrante / Renato Bobsin Machado - Integrante / Newton Spolaôr - Integrante / Maria Carolina Monard - Integrante / Carlos Andres Ferrero - Integrante.
Membro: Willian Zalewski.
5.   2009-Atual. Solos urbanos do município de Pato Branco - PR e suas dinâmicas e relações ambientais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Edilson Pontarolo - Integrante / Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador.
Membro: Edilson Pontarolo.

2007

1.   2007-Atual. IDENTIFICAÇÃO DE EMOÇÕES EM TEXTOS PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL
Descrição: O objetivo deste projeto é conceber e validar um método automático de identificação de emoções em textos escritos em Português brasileiro. Por isso, tem como meta a investigação e a elaboração de técnicas que identifiquem automaticamente as emoções presentes em textos escritos em língua portuguesa brasileira, levando em consideração os aspectos interculturais da língua. Paralelamente, objetiva-se investigar e desenvolver um método que faça o encadeamento das emoções encontradas no texto de forma que a integração desses dois métodos (reconhecimento automático de emoções em textos e encadeamento de emoções encontradas no texto) possa, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de uma aplicação que controle o comportamento facial de um avatar durante a leitura do texto. http://www.ppgia.pucpr.br/~paraiso/mineracaodeemocoes/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariza Miola Dosciatti - Integrante / Emerson Cabrera Paraiso - Coordenador / Barbara Martinazzo - Integrante / lohann paterno Coutinho Ferreira - Integrante.
Membro: Mariza Miola Dosciatti.


Data de processamento: 17/02/2016 17:42:42