Glossário de Informática

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

A

  • Administrador de Banco de Dados (DBA- DataBase Administrator) é a pessoa que tem o controle central dos dados e dos programas que acessam os dados.

    As funções do DBA são:
    a) Define a criação do esquema original do banco de dados, a partir dos modelos conceituais definidos nas etapas de análise. 
    b) Responsável pela definição da estrutura de armazenamento e do método de acesso. Garantir o máximo de desempenho para o banco de dados. 
    c) Responsável pela modificação da organização física e do esquema.
    d) Concede as autorizações para acesso a dados.
    e) Especifica as restrições de integridade (regras que estabelecem
    quando uma base de dados está correta).

B

  • Banco de Dados Operacionais: Armazenam dados detalhados necessários para apoiar as operações da organização como um todo. Eles também são chamados bancos de dados de área temática (Subject Area Databases), bancos de dados de transações e bancos de dados de produção. Por exemplo: banco de dados de clientes, pessoal e estoque e outros banco de dados contendo dados gerados pelas operações da empresa.

C

  • Caractere: Elemento lógico mais simples dos dados, consiste em um único símbolo alfabético, numérico ou outro.

    Visão Física (ponto de vista do hardware) = um byte, elemento mais elementar de dados.

    Visão Lógica (ponto de vista do usuário) = elemento mais simples dos dados possível de ser observado e manipulado.

    Linguagem C ou Java:
    char
    sexo; // M- Masculino ou F- Feminino

    sexo = 'M';

    Pascal:
    var
    sexo: char; { M- Masculino ou F- Feminino }

    sexo := 'M';


  • Chave Primária (primary key): Um Campo ou conjunto de campos escolhidos pelo projetista do banco de dados como de significado principal para a identificação exclusiva de um registro dentro de uma tabela de dados.

    create table depto (cdDepto integer not null, nomeDepto varchar(35), ramal integer,
       constraint pk_depto primary key(cdDepto))

    create table cargo (cdCargo integer not null, nomeCargo varchar(35), vlrSalario numeric(8, 2),
       constraint pk_cargo primary key(cdCargo))

  • Chave Estrangeira (foreing key): Mecanismo que permite a implementação de relacionamentos no modelo relacional. Campos dentro de um registro que indicam (apontam para) a localização de um outro registro a ele associado em outro arquivo.

    create table func (nrMatric integer not null, nomeFunc varchar(35), dtAdm date, 
      
    sexo dom_sexo, cdCargo integer,
    cdDepto integer,
      
    constraint pk_func primary key(nrMatric),
       constraint fk_func_cdCargo foreign key(cdCargo) references cargo(cdCargo),
        constraint fk_func_cdDepto foreign key(cdDepto) references depto(cdDepto))

D

  • Data Warehouse (armazém, ou depósito de dados): armazena dados do ano em curso e anos anteriores que foram extraídos dos vários banco de dados operacionais de um organização. É uma fonte central de dados que foram classificados, editados, padronizados e integrados de tal forma que podem ser utilizados para uma multiplicidade de formas de análise empresarial, pesquisa de mercado e apoio à decisão.

  • Data Mining (mineração de dados): No data mining, os dados de um data warehouse são processados para identificar fatores e tendências chaves nos padrões das atividades de negócios. Esse procedimento pode ser utilizado para ajudar os gerentes a tomarem decisões sobre mudanças estratégicas nas operações empresariais para obter vantagens competitivas no mercado.

  • Dicionário de Dados: Ferramenta da administração de banco de dados. Um dicionário de dados é um catálogo ou diretório computadorizado contendo metadados, ou seja, dados sobre dados.

    Um dicionário de dados inclui um componente de software para gerenciar um banco de definições de dados, isto é, metadados sobre a estrutura, elementos dos dados e outras características dos banco de dados de uma organização.

    Ele contém, por exemplo, os nomes e descrições de todos os tipos de registros de dados e suas inter-relações, bem como informações definindo os requisitos para o acesso dos usuários finais a programas aplicativos e de manutenção e segurança dos banco de dados.

    Os dicionários de dados podem ser consultados pelo DBA para relatar a
    situação de qualquer aspecto de metadados de uma empresa. O administrador pode, então, fazer mudanças nas definições de elementos de dados selecionados.

  • Domínio (domain): Conjunto de valores que um determinado atributo (ou campo) pode assumir. Por exemplo, os caracteres 'M' e 'F' representam o domínio para o atributo "sexo" em uma entidade (ou registro) pessoa.

    create
    domain nomeDoDomínio tipoDoDomínio

    create domain dom_sexo as char(1)

    check
    (value in('M', 'F'))

    create
    domain dom_mes as smallint
    check
    (value between 1 and 12)

E

  • Extranet: Rede externa. São conexões de rede que utilizam tecnologias da Internet para interconectar a intranet de uma empresa com as intrantes de seus clientes, fornecedores ou outros parceiros comerciais.

G

  • Gatilhos (triggers): É um recurso de programação presente na maioria dos sistema de gerenciamento de banco de dados, utilizado para associar um procedimento armazenado (stored procedures) a um evento do banco de dados (inclusão, alteração e exclusão) de modo que o procedimento armazenado seja executado automaticamente sempre que o evento associado ocorrer.

    create trigger nome_trigger
    for
    nome_tabela
    active
    evento
    position
    posição

    as

    /* declaração de variáveis */

     
    declare variable var1 tipo;
     
    declare variable var2 tipo;

    begin

    /* corpo da trigger (comando) */

    end

I

  • Integridade Referencial: Utilizada para garantir a integridade dos dados entre tabelas relacionadas.

    Por exemplo, o banco de dados não permite cadastrar um pedido
    para um cliente que ainda não existe.

    Ou ainda, não é permitido a exclusão de clientes que possuem
    pedidos cadastrados, evitando assim, que registros fiquem órfãos, isto é, registros de pedidos com um código de cliente para o qual não existe mais um registro correspondente na tabela clientes.

  • Internet: Rede mundial de computadores. Significa o uso da rede de informática em escala global utilizando padrões abertos com acesso a milhões de servidores em todo o mundo.

  • Intranet: Rede interna de uma organização. Fornecer um ambiente de Internet dentro da empresa para compartilhamento de informações, comunicações e suporte a processos empresariais.

L

  • LAN (Local Area Network): Rede local que interliga computadores em uma área física de alcance bastante restrita.

O

  • Outsourcing ("Out" = "fora" e "source" ou "sourcing" = "fonte") é uma nova tendência aonde as organizações estão se concentrando no que sabem fazer de melhor, deixando a área de TI sob responsabilidade de empresas especializadas. Designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada.

P

  • Procedimentos armazenados (stored procedures): São tarefas que estão armazenadas no banco de dados e que são executadas diretamente no servidor de banco de dados.

    create
    procedure nome_procedure (
    /* lista de parâmetros de entrada (caso existam) */

     
    parâmetro1 tipo,
     
    parâmetro2 tipo)

    returns
    (
    /* lista de parâmetros de saída (caso a SP retorne valores) */

     
    resultado1 tipo,
      resultado2 tipo)

    as

    /* declaração de variáveis */

     
    declare variable var1 tipo;
      declare variable var2 tipo;

    begin

    /* corpo da stored procedure (comando) */
    end

  • Processamento de Dados: Dados na forma bruta sendo processados, ou transformados, por algoritmos, ou operações, para produzirem informações úteis.

R

  • Regras de integridade: Regras que estabelecem quando uma base de dados está correta. Por exemplo: restrições de domínios, integridade referencial, asserções, gatilhos (ou triggers) e dependência funcional. As regras de integridade fornecem a garantia de que mudanças feitas no banco de dados não resultem em perda da consistência de dados.

S

  • Sistemas de Informação: Segundo O'Brien (2004), conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta (entrada), transforma (algoritmo) e dissemina (saída) informações em uma organização.

    As pessoas têm recorrrido aos sistemas de informação para se comunicarem entre si, utilizando uma diversidade de dispositivos físicos (hardware), instruções e procedimentos de processamento de informações (software), canais de comunicação (redes) e dados armazenados (recursos de dados, ou, banco de dados).

  • Sistemas de Processamento de Arquivos: Registros permanentes são armazenados em vários arquivos e diversos programas de aplicação em Linguagem C ou Linguagem Pascal, por exemplo, são escritos para extrair e gravar registros nos arquivos apropriados. Novos programas são sempre adicionados na medida em que as necessidades aparecem.

T

  • TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol): O protocolo de controle de transmissão e o protocolo da internet representam os dois protocolos básicos da internet, usados para viabilizar a transmissão e a troca de dados de redes diferentes, permitindo assim que os computadores se comuniquem.

  • Transação: É uma coleção de operações que desempenham uma função lógica única dentro de uma aplicação do sistema de banco de dados. 

    Cada transação é uma unidade de atomicidade (tudo-ou-nada) e consistência (dados corretos), ou seja, o banco de dados estava consistente antes do início da transação e deve permanecer consistente após o término com sucesso de uma transação.

    É responsabilidade do programador definir, de modo apropriado, as diversas transações, tais que cada uma preserve a consistência do banco de dados.

    É responsabilidade do sistema de banco de dados detectar as falhas e recuperar o banco de dados, garantindo seu retorno a seu último estado consistente.

    Commit = efetiva a transação corrente (todas as modificações efetuadas pela transação se tornam visíveis para os outros).

    Rollback = desfaz a transação corrente, fazendo com que todas as modificações realizadas pela transação sejam rejeitadas.

W

  • WWW (World Wide Web): Sistema de hipermídia interativo construído originalmente sobre a Internet. Em uma intranet, o sistema WWW é instalado numa rede privativa (LAN ou WAN).

  • WAN (Wide Area Network): Rede de longa distância (grande área geográfica), também conhecida como rede geograficamente distribuída.


Fontes e Referências Bibliográficas:
James A. O'Brien. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Editora Saraiva, 2a ed., 2004.

Abraham Silberschatz; Henry F. Korth; S. Sudarshan. Sistema de Banco de Dados. São Paulo: Makron Books, 3ª ed., 1999.