A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, por meio do seu câmpus de Pato Branco promove mais uma iniciativa que visa contribuir para a qualificação dos profissionais da área de desenvolvimento de software. Essa iniciativa é um curso de especialização focado na tecnologia Java.

É considerada por muitos especialistas como uma das melhores para o desenvolvimento Web. Entre as suas vantagens estão: ser gratuita, possuir vários ambientes de desenvolvimentos e ser multiplataforma, permitindo o usuário desenvolver software para sistemas operacionais (Windows, Linux, MacOS, etc.) e dispositivos distintos como, por exemplo, celulares, TV Digital e Tablets.

Qualificar os participantes no desenvolvimento de sistemas de software, com ênfase na tecnologia Java. O curso abrange outros conteúdos e, assim, visa capacitar os participantes no desenvolvimento de sistemas que atendam os seus requisitos e que sejam adequadamente modelados e documentados.

As disciplinas foram divididas em três grupos: básico, intermediário e avançado

Para abranger as diversas possibilidades de uso da tecnologia Java e outros conhecimentos que são necessários para o adequado desenvolvimento de sistemas, as disciplinas da Especialização em Tecnologia Java podem ser divididas em três grandes grupos:

a) Disciplinas do grupo básico – são as disciplinas com ênfase aos estudantes com pouco ou nenhum conhecimento na tecnologia Java. Para que já conheçam a tecnologia, podem utilizar essas disciplinas para “reciclar” seus conhecimentos e aprenderem novos paradigmas de desenvolvimento. Essas disciplinas abrangem conceitos básicos da linguagem, Análise Orientada a Objetos, conceitos de desenvolvimento para desktop, desenvolvimento de software distribuído, linguagem de marcação (XML) e acesso e manipulação de bancos de dados.

b) Disciplinas do grupo intermediário - esse módulo foca no desenvolvimento de software para Internet. O conteúdo dessas disciplinas incluem conceitos de web design, Java para Web, frameworks que permitem agilizar o processo de desenvolvimento, assim como o desenvolvimento de aplicativos com interfaces ricas, as Rich Internet Application (RIA) e padrões de projetos.

c) Disciplinas do grupo avançado – essas disciplinas apresentam técnicas para tornar seguro o acesso a aplicativos desenvolvidos em Java, o desenvolvimento e acesso de web services com aplicativos desenvolvidos em Java, programação Java para dispositivos móveis, programação orientada a testes e técnicas de segurança em Java.

Ao longo do curso, os alunos receberam instruções para o desenvolvimento da monografia, sendo estes requisitos parciais e necessários para obtenção do título de especialista. Essas instruções serão apresentadas em uma disciplina chamada Metodologia Científica, mas que serão reforçadas a cada disciplina.

Cronograma de inscrição, classificação e registro dos candidatos
Número de vagas
O curso será aberto com 24 vagas para o público externo. Os candidatos ao curso devem ser formados em uma das seguintes áreas:
  • Informática;
  • Análise de Sistemas;
  • Computação;
  • Engenharia Elétrica;
  • ou cursos afins, mas que deverão ser analisados por uma comissão própria.