Apresentação

 

Agradecemos suas participações no evento e estamos em processo de liberação de certificados.

Lembramos a todos que alguns certificados deverão ser liberados antes de outros. Faremos o possível para que todos sejam liberados o quanto antes.

 

 

 

As Coordenações dos Programas de Iniciação à Docência da UTFPR-PB, juntamente à Coordenação de Gestão do PIBID da UTFPR, comunicam a realização do III Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR, com o tema “Experiências da Docência e Contribuições à Comunidade Acadêmica”, que deverá ocorrer de 16 a 18 de novembro de 2017, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (UTFPR-PB), em Pato Branco, Paraná.  

Um dos principais objetivos do Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR é o de promover discussões e reflexões epistemológicas a respeito das várias áreas de conhecimento dentro das licenciaturas, prestando especial atenção à interdisciplinaridade durante a formação do docente. Este evento espera reunir pesquisadores e estudantes em uma oportunidade de diálogo e trocas de experiências entre aqueles que se dedicam à docência. Pretende-se discutir sobre o mundo acadêmico em suas relações com a escola pública, sobre os projetos que estruturam o aprendizado de crianças, jovens e adultos, sobre as vertentes teóricas que possibilitam as realizações práticas da docência, entre outros temas. Trata-se, assim, de pensar a docência em sua diversidade.

 

 


 

DATAS IMPORTANTES

 

Descrição

Data

Candidaturas dos CAs e dos Supervisores de ID para a coordenação de um determinado GT. Envio de e-mail para 3seminariopibidutfpr@gmail.com

Até 31/08/2017

Período de envio dos resumos das Mesas-Redondas dos CAs e dos Supervisores de ID para a comissão organizadora: 3seminariopibidutfpr@gmail.com

Período de envio dos resumos dos Minicursos (bolsistas de ID, professores supervisores e Coordenadores de Área) para seus respectivos Coordenadores de Área.

Período de envio dos resumos das Comunicações Orais e Painéis (bolsistas de ID) para seus respectivos Coordenadores de Área.

Período de avaliação dos resumos dos Minicursos, das Comunicações Orais e dos Painéis pelos seus respectivos Coordenadores de Área.

01/09 a 06/09/2017

Período de envio dos títulos dos resumos dos Minicursos, das Comunicações Orais e dos Painéis aprovados pelos respectivos Coordenadores de Área aos organizadores do evento: 3seminariopibidutfpr@gmail.com

07/09 a 12/09/2017

Divulgação dos Grupos de Trabalho e das Mesas-Redondas consolidados, na página do evento.

Até 15/09/2017

Divulgação dos títulos e dos autores dos Minicursos, das Comunicações Orais, e dos Painéis, na página do evento.

22/09/2017

Período de inscrição no evento com apresentação de trabalho.

23/09 a 15/10/2017

Período de inscrição no evento como ouvinte.

23/09 a 13/11/2017

Divulgação de programação oficial e do ensalamento na página do evento.

06/11/2017



                                                                   PERÍODO DE INSCRIÇÕES

 

Caro participante do III Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR,

 

Agradecemos pelo envio dos títulos de seus painéis, comunicações orais e minicursos, para que pudéssemos trabalhar com o ensalamento das sessões.

 

Você poderá verificar a relação de minicursos em PROGRAMAÇÃO e as listas de trabalhos (painéis, comunicações orais e também os minicursos) em TRABALHOS, ambos nesta página.

 

Para efetivar sua inscrição no evento e garantir seu certificado online, cada um dos autores deverá se cadastrar e submeter os resumos dos trabalhos dos quais participa dentro dos prazos estipulados. Como sugestão, faça uma senha simples (somente com letras minúsculas), para que o site a reconheça sem problemas.

 

Atente às seguintes informações:

 

1)   Lembre-se de que somente você é responsável por sua inscrição, ou seja, a comissão organizadora poderá orientá-lo durante o processo, caso você tenha dúvidas, mas não se encarregará de fazer a sua inscrição;

2)   Durante a realização de seu cadastro, escolha a principal modalidade para representá-lo a) ouvinte; b) Apresentador na modalidade “Comunicação Oral”; c) Apresentador na modalidade “Pôster”; e d) Apresentador ministrando “Minicurso”. Somente considere estas modalidades. Outras opções que estejam presentes no momento de seu preenchimento do cadastro devem ser desconsideradas;

3) Para submeter trabalhos (e permitir que seus certificados sejam gerados online), escolha somente entre as opções "Comunicação Oral", "Painel" ou "Minicurso"; outras opções devem ser desconsideradas.

3)   Sua inscrição gerará uma lista para que possamos verificar a sua participação efetiva no evento. Assim, para cada trabalho (em que você aparece como autor) deverá existir pelo menos um representante que assinará pelo trabalho. Desta maneira, não é necessário que todos os autores estejam presentes no dia do evento, ou seja, se existir uma assinatura pelo trabalho, todos os autores ganharão certificados;

4)   Verifique nas listas as datas e locais em que você deverá apresentar o seu trabalho. Caso você tenha mais de um trabalho para apresentar, verifique se eles se sobrepõem (ou seja, se ocorrem no mesmo horário, em salas diferentes). Neste caso, é prudente que haja outros apresentadores de seus trabalhos para que estes sejam executados. A comissão não trocará salas e nem datas quando o trabalho tiver mais de um autor (sem considerar o orientador);

5)   No ato da inscrição, você poderá marcar três minicursos que pretende frequentar na ocasião do evento (em três horários diferentes). Observe as datas e horários, para que você possa estar presente em todos. No dia do minicurso a que você irá assistir, haverá uma lista para você assinar a sua participação;

6)   O valor da inscrição para todos os participantes (apresentadores e ouvintes) é de R$15,00. A confirmação de seu depósito identificado com seu nome (não é pagamento de boleto) gerará todos os certificados dos trabalhos que sejam de sua autoria e que tenham sido apresentados por pelo menos um dos autores. Também gerará os certificados de suas participações nos minicursos. O site não gerará certificados para participantes que não efetuarem o depósito. Este valor deverá ser depositado até o dia 15/10/2017 (com apresentação de trabalhos) ou até 13/11/2017 (como ouvinte apenas), na seguinte conta bancária:

 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Centro Acadêmico Paulo Leminski

Agência: 4003

Operação: 013

Conta: 2017-5

CNPJ: 19.221.970/0001-45

 

O comprovante de seu depósito deverá ser enviado para o e-mail da comissão organizadora até o dia 15/10/2017 (com apresentação de trabalhos) ou até 13/11/2017 (como ouvinte apenas): 3seminariopibidutfpr@gmail.com, com o seguinte título de mensagem: COMPROVANTE DE DEPÓSITO IDENTIFICADO (comprovantes de depósitos que não mostrem o seu nome não serão aceitos).

 

 

RELAÇÃO DE HOTÉIS QUE PODERÃO FAZER PREÇOS DIFERENCIADOS PARA GRUPOS DE ESTUDANTES

 

HOTEL PROVÍNCIA: www.hotelprovincia.com.br

LUZ HOTEL: www.luzhotelpatobranco.com.br

REGENTE HOTEL: www.regentehotel.com.br

HOTEL SAN PIETRO: www.hotelsanpietro.com.br

HOTEL LORIZA: www.hotelloriza.com

HOTEL BEDIN: www.hotelbedin.com

 

 

Agradecemos a sua participação.

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                         A Comissão Organizadora

16/11/2017 a 18/11/2017 - UTFPR - Campus Pato Branco

 Programação

Palestra: AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E O CURRÍCULO: TENSÕES E PARADOXOS CONTEMPORÂNEOS, da Professora Doutora Kamila Lockmann

-*-
16/11/2017 | 20:10 | Anfiteatro - UTFPR - Campus Pato Branco

Minicurso: A RECURSIVIDADE DA FONOLOGIA NO GÊNERO POEMA E MÚSICA, de Alexandre Fellini, Jociane Regina Carniel e Márcia Andrea dos Santos

Valendo-se dos gêneros poema e música iremos analisar as escolhas lexicais do poeta a fim de compreender a fonologia como artifício e técnica literária para produzir rimas e ritmo ao texto poético.
17/11/2017 | 08:00 | Sala de Treinamentos

Minicurso: ARTICULANDO A ANÁLISE ORGÂNICA AO ENSINO DE QUÍMICA, de Luara Ramos, José Suart e Orivaldo da Silva Filho

O minicurso procurará apresentar a utilização de técnicas qualitativas da química orgânica empregadas nos laboratórios para reconhecimento de substâncias. Utilizando-se da sequência de Ensino por Investigação com intenção de identificar substâncias orgânicas desconhecidas dentro de um grupo de moléculas pertencentes a sete importantes grupos funcionais.
17/11/2017 | 08:00 | Sala do LIFE – N104

Minicurso: DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE O CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES, de Alessandra Stevanato, Ariane C. Ferreira Beltrame, Bruna O. Moreira, Gean A. Zapateiro, Marlon P. de Moraes e Victória J. Camargo Lucio

O desenvolvimento da oficina será realizado de acordo com os três momentos pedagógicos: 1. problematização inicial (problematização do assunto abordado utilizando um texto ou vídeo); 2. organização do conhecimento (apresentação da classe de compostos antocianinas) e 3. aplicação do conhecimento (será por intermédio do jogo Twister Químico).
17/11/2017 | 08:00 | Q005

Minicurso: MATEMÁGICAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LUDICIDADE, de Cintia Carla Bernardi, Felix Penna, Janecler Amorin Colombo, Jenifer Rodrigues de Almeida, Márcio Bennemann e Vagner Luiz Cadorin Boese

Este minicurso apresenta atividades lúdicas com o objetivo de capacitar os participantes para a utilização das atividades matemágicas e orientá-los sobre os momentos e espaços em que elas podem ser utilizadas, mostrando exemplos e discutindo sobre a sua importância
17/11/2017 | 08:00 | LAMAT – N102

Minicurso: O ENSINO DO VERBO TO BE ATRAVÉS DAS PROFISSÕES, de Carline Eberhardt, Fabiola Dlugoss, Leandro Zago, Lourdes Terezinha Graebin Parise e Samara da Silva

Promover o desenvolvimento de material de apoio pedagógico (flashcards; exercícios; metodologias) que melhor se adapte aos interesses dos alunos no Ensino Fundamental e proporcione melhor aquisição de vocabulário juntamente com o aprendizado do verbo to be.
17/11/2017 | 08:00 | O205

Minicurso: OFICINA TEMÁTICA “LUMINESCÊNCIA: O CÓDIGO DOS PIRILAMPOS”, de Estevão Rubloski, José Suart, Katlyn dos Santos, Larissa Borges, Luara Candeu e Susan Camargo

O presente minicurso trabalhará de forma experimental os conteúdos envolvidos nos fenômenos de luminescência e em um segundo momento os presentes realizarão uma atividade que envolve a resolução de alguns enigmas relacionados aos experimentos.
17/11/2017 | 08:00 | N103

Minicurso: PLANTAS MEDICINAIS, de Carmen Ribeiro, Isabella Galvan DiasMaiara Pozzebon e Mara Luciane Kovalski

De maneira interativa e dinâmica, diante da presença de plantas específicas, o minicurso visa promover o uso das plantas medicinais através de uma abordagem teórico-prática de sua utilização e, também, utilizar dessa ferramenta quando do enfrentamento de problemas de saúde, além de estimular um resgate ao conhecimento cultural da nossa sociedade.
17/11/2017 | 08:00 | O204

Minicurso: PROPOSTA DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR PARA ABORDAR A TEMÁTICA DROGAS NO ENSINO MÉDIO, de Gabriel F. Baptistone, Jennifer G. Cardozo, Márcia Camilo Figueiredo, Maurilio R. Junior, Raissa C. Pires, Taina de L. Camargo e Talita F. Pereira Valério

O minicurso tem como objetivo refletir e dialogar sobre os malefícios causados pelo uso indevido das drogas no organismo a fim de propor um estudo interdisciplinar para o ensino de química orgânica, biologia e português.
17/11/2017 | 08:00 | Q006

Minicurso: SALAS INTERATIVAS DO CLASSROOM: PROPOSTA DE PRODUÇÕES DE TEXTO ONLINE DESENVOLVIDAS NO PIBID, de Alana Dalla Costa, Márcia dos Santos, Rosana Goetz e Vanessa Rosa

Apresentação do projeto "Classroom" que funciona por meio de uma mídia de salas interativas do Google e constitui-se em uma prática do multiletramento na sala de aula, construindo uma funcionalidade para a correção de produções de textos.
17/11/2017 | 08:00 | V007

Minicurso: UM OLHAR PARA AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA, de Kelly Cristina Carlin dos Santos, Lisandra Perla de Souza e Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier

O minicurso tem como proposta a reflexão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar, as questões de diversidade, os desafios e potencialidades das diferenças. Um olhar profundo sobre o processo inclusivo e educativo.
17/11/2017 | 08:00 | Q008

Minicurso: A VIDA E O LEGADO DE MARIE CURIE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DA RADIOATIVIDADE, de Gean Aparecido Zapateiro e Márcia Camilo Figueiredo

A radioatividade a partir do contexto histórico e social a fim de compreender as contribuições que proporcionaram a sua evolução, culminando com a nova era nuclear. 
17/11/2017 | 10:00 | Q006

Minicurso: CINÉTICA NO COTIDIANO, de Alessandra Stevanato, Andrews Alves Daniel, Danielle Mucin, Iraú Alcílio Mattos Neto, Marcio Pereira Junior e Thaila Milena Oliveira de Jesus

O minicurso terá uma abordagem investigativa, que parte desde as mais simples (em que é dado o problema e a solução e se pede ao aluno a conclusão) até as investigações mais complexas (nas quais os alunos são os responsáveis por todo o processo de investigação: desde a elaboração do problema até a conclusão).
17/11/2017 | 10:00 | N103

Minicurso: DIÁLOGOS SOBRE CULTURA POPULAR: REUNIÃO DE EXPERIÊNCIAS DAS PRÁTICAS DE LITERATURA E LINGUÍSTICA NA ESCOLA, de Aline Vazzatta, Barbara Nascimento, Márcia dos Santos, Rodrigo Xavier e Simone Varaschin

Este minicurso apresentará algumas práticas que foram utilizadas em sala de aula para falar de poesia de cordel com alunos do ensino fundamental, levando-se em consideração a necessidade de unir dois grandes esforços – Literatura e Linguística.
17/11/2017 | 10:00 | Q008

Minicurso: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA, de Fabiana Vanessa Achy de Almeida

A proposta da oficina é apresentar estratégias para o ensino de vocabulário em língua inlgesa, bem como para escolher qual vocabulário deve ser ensinado, de acordo com o grupo de alunos e objetivo da aula. Uma segunda proposta é apresentar as características de uma instrução efetiva do vocabulário em inglês.
17/11/2017 | 10:00 | O204

Minicurso: EXPERIMENTOS COM CARÁTER INVESTIGATIVO: COMO ELABORAR A SITUAÇÃO PROBLEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, de Elizabeth Murari, Estevão Bicudo, Gabriela Martins, Kauane da Silva, Luiz Felipe Neves, Renata da Costa, Márcia Camilo e Marcus de Proença

Aprender como elaborar a situação problema no desenvolvimento de experimentos com caráter investigativo para o ensino de química na educação básica.
17/11/2017 | 10:00 | Q005

Minicurso: MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, de Angela Emilia de Almeida Pinto, Diego Rhuan Spinardi Braznick, Marcos Vinicius Faian Santos e Ricardo da Rocha Carvalho

Este minicurso se propõe a realizar uma introdução ao aplicativo Modellus, muito utilizado no ensino e modelagem de conceitos teóricos em aulas de Ciências para o ensino médio, auxiliando na realização da transposição didática.
17/11/2017 | 10:00 | V007

Minicurso: O PEQUENO PRÍNCIPE EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO E PRODUÇÃO TEXTUAL DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, de Henrique Zamberlan Pacheco, Larissa Rizzi Varela e Rodrigo Xavier

Esta oficina busca contribuir ao processo de formação de leitores literários, por meio de práticas pedagógicas que estimulem o gosto pela literatura; criando meios para que os jovens tornem-se leitores e tenham acesso a diferentes níveis de cultura.
17/11/2017 | 10:00 | Sala do LIFE – N104

Minicurso: O USO DO LÚDICO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ENSINO MÉDIO, de Danielle Schnitzler; Helena O. Augustiniaki, Kailash J. da Silva, Marcelo Lambach, Mariana Basilio, Matheus de O. Zeiser e Sabrina M. Cezar

Este minicurso tem como objetivo apresentar aos seus participantes a criação de jogo de tabuleiro direcionado ao ensino de química orgânica para o Ensino Médio.
17/11/2017 | 10:00 | LAMAT – N102

Minicurso: O USO DO RECURSO GOOGLE CLASSROOM NA SALA DE AULA, de Cristina Vicari e Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier

Este minicurso apresentará a utilização da ferramenta "Google Classroom" em sala de aula. Neste sentido, apresentará os métodos que já funcionaram dentro do desenvolvimento de nosso projeto. 
17/11/2017 | 10:00 | V008

Minicurso: TEACHING ENGLISH THROUGH SONGS, MOVIES, AND GAMES: A “HANDS ON” COURSE, de Claudia Marchese Winfield

Este minicurso propõe uma série de atividades práticas com canções, filmes e jogos que podem ser usados para o Ensino de Língua Inglesa tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
17/11/2017 | 10:00 | Sala de Treinamentos

Minicurso: A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO PELO ÍNDIO NA LITERATURA INFANTIL, de Juliana Balansin, Márcia Oberderfer Consoli, Rosangela Aparecida Marquezi e Susiele Machry da Silva

Diversidade cultural. A importância dos povos indígenas na formação da cultura brasileira. Legislação. Identidade indígena. Análise de Karu Taru (2013) e Txopai e Itôhã (2011) – obras da literatura infantil de autoria indígena.
17/11/2017 | 18:40 | LIFE – N104

Minicurso: A TÉCNICA DE FAZER BONSAI, de Elizabete Artus Berté e Mara Luciane Kovalski

Serão explanados conhecimentos básicos sobre a planta escolhida, sobre o ambiente adequado para a mesma, sua nutrição, a preparação do solo, bandeja e irrigação. Além disto, serão abordadas técnicas e formas de aramação e podas, explicando a melhor época para realizar poda e tamanho da planta utilizada.
17/11/2017 | 18:40 | M106

Minicurso: COMHECENDO O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO LÚDICA “SCRATCH”, de Alisson Lucas de Souza, Amanda da Silva Ferreira, Cleber Zanata de Campos, Eliane Maria de Oliveira Araman e Miriam de Souza Jacon

Este minicurso tem como principal objetivo a apresentação do software "Scratch" e de suas funções básicas a seus participantes.
17/11/2017 | 18:40 | V003

Minicurso: ENTOMOFAGIA: BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA, de Daniel Vinicius Korb e Diesse Aparecida Sereia

O objetivo deste minicurso é o de expor os benefícios gerados por um consumo de insetos como forma de complemento da alimentação, além de popularizar e disseminar a prática de entomofagia no meio acadêmico.
17/11/2017 | 18:40 | L107

Minicurso: ESTRATÉGIAS PARA A DEDUÇÃO DE FÓRMULAS GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DA CONFIGURAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DE FIGURAS, de Aline Gaio, Cleomar Viater Junior, Janecler Aparecida Amorin Colombo, Jean Carlos Antunes da Luz e Márcio Bennemann

Este minicurso é destinado a atuais e futuros professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e ensinará a montar uma animação gráfica para ser usada como material didático durante a aula.
17/11/2017 | 18:40 | V007

Minicurso: EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA, DE GEOMETRIA ANALÍTICA E DE TEORIA DOS NÚMEROS ATRAVÉS DE PARADOXOS GEOMÉTRICOS, de Apijã Aihara, Kauana Sandeski Cunha, Marcel H. Gonçalves Sobrinho e Rudimar Luiz Nós

Exploraremos, de forma lúdica, conceitos de Geometria Plana, como área, o Teorema de Pitágoras e semelhança de triângulos, de Geometria Analítica, como o coeficiente angular e o ângulo de inclinação de uma reta, e de Teoria dos Números, como a sequência de Fibonacci, para desvendar truques geométricos como os paradoxos de Curry e de Hooper.
17/11/2017 | 18:40 | L105

Minicurso: GEOMETRIA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO, de Edna Banin, Kauana Cunha, Marcia Kozakiewicz, Neumar Machado Albertoni e Tatiana Chenisz

Proposição de atividades lúdicas, por meio da construção de materiais e jogos experimentais relacionados a conceitos de Geometria, como a Relação de Euler, Princípio de Cavalieri, áreas e volumes.
17/11/2017 | 18:40 | N103

Minicurso: JOGO DE TRILHA: A IMPORTÂNCIA DO RIO JIRAU ALTO NO MUNÍCIPIO DE DOIS VIZINHOS, de Jean da Silva Amâncio e Mara Luciane Kovalski

O Jogo da Trilha foi desenvolvido com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância do Rio Jirau e da proteção do meio ambiente.  O minicurso apresentará estratégias para trabalhar com o jogo com a finalidade de abordar os temas relacionados com a ecologia.
17/11/2017 | 18:40 | L104

Minicurso: JOGOS EM SALA DE AULA: HEROES OF SUMMERLAND, de Bianca Presotto, Karoline Aparecida de Oliveira Ribas e Mariese Ribas Stankiewicz

Este minicurso apresenta algumas estratégias para o trabalho com jogos de mesa que podem ser ferramentas úteis para ensinar os mais diversos conteúdos da disciplina de Língua Inglesa, além de proporcionarem aulas mais dinâmicas e favorecerem a interação social.
17/11/2017 | 18:40 | L106

Minicurso: LITERATURA INFANTOJUVENIL E LUDISMO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS, de Alexandre Leidens

Os participantes serão levados a pensar sobre a formação do leitor a partir de uma perspectiva lúdica, que pode ocorrer metodologicamente de forma intratextual ou extratextual. Em um primeiro momento, haverá uma breve explanação teórica sobre a literatura infantojuvenil e a leitura de algumas obras. Em seguida, os participantes poderão discutir a metodologia e sugerir sequências didáticas a partir do lúdico na literatura infantojuvenil.
17/11/2017 | 18:40 | M105

Minicurso: MARCAS ESCRAVOCRATAS E PATRIARCAIS: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NA LITERATURA BRASILEIRA E AFRO-BRASILEIRA, de Jéssica Frizon Neres

Leituras e reflexão de textos literários que focam a representação da mulher negra na cultura brasileira. Compreensão crítica de que as obras apresentam diferentes perspectivas que são, em certa medida, influenciadas pelo contexto a que pertencem e pelo sujeito que a produz. 
17/11/2017 | 18:40 | L103

Minicurso: OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: LITERATURA E IMAGINAÇÃO, de Mirian Ruffini

Esta breve proposta de curso/oficina pretende explorar o potencial criativo de professores que se dediquem a implementar novas abordagens para o ensino da literatura e das línguas e o desenvolvimento da escrita. Ainda apresenta a proposta de organização de escritos próprios dos participantes e estimular a elaboração de novos textos em língua materna ou estrangeira.
17/11/2017 | 18:40 | M107

Minicurso: UTILIZANDO A MATEMÁTICA E A ARTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA GEOMETRIA PLANA, de Janecler Aparecida Amorin Colombo, Jenifer Rodrigues de Almeida, Klara Granetto Lusitani, Leliane da Silva, Leonardo Augusto Kuhnen Nesi, Maiara Canan Koet

Na oficina serão construídos os polígonos regulares e suas diagonais em uma tábua com pregos e barbantes, e partir das construções, surgirá a fórmula para o número de diagonais de um polígono regular qualquer.
17/11/2017 | 18:40 | LAMAT – N102

Minicurso: UTILIZANDO A MATEMÁTICA E A ARTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA GEOMETRIA PLANA, de Janecler Colombo, Jenifer de Almeida, Klara Lusitani, Leliane da Silva, Leonardo Nesi e Maiara Koetz

Espera-se com o presente minicurso fornecer ideias para a utilização da matemática com a arte em sala de aula, principalmente no que tange a geometria, para uma melhor aprendizagem dos alunos acerca do assunto.
17/11/2017 | 18:40 | LAMAT – N102

Palestra: EDUCAÇÃO E HUMANIDADES EM TEMPOS DE POLÍTICAS LIBERAIS, do Professor Doutor Valdo José Cavallet

-*-
17/11/2017 | 21:10 | Anfiteatro - UTFPR - Campus Pato Branco

Palestrantes

Comissão Organizadora

Comissão Organizadora3seminariopibidutfpr@gmail.com

Álvaro Alencar / Awdry Miquelin / Estela Crespan / Janecler Colombo / Lourdes Parise / Luciana da Silva / Marcele Dagios / Márcia Santos / Márcio Benemann / Mariese Stankiewicz / Rodolfo Vertuan / Rodrigo Xavier

Kamila Lockmann

Kamila LockmannAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E O CURRÍCULO: TENSÕES E PARADOXOS CONTEMPORÂNEOS

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG / Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG)

Valdo José Cavallet

Valdo José CavalletEDUCAÇÃO E HUMANIDADES EM TEMPOS DE POLÍTICAS LIBERAIS

Professor Associado da UFPR Litoral - Área de Educação - Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, (Des)Envolvimento Sustentável, Formação de Professores

Trabalhos

Comunicação Oral

Modelo

Minicurso

Modelo

Painel

Modelo

Programação Oficial

Modelo

Template do Resumo (Comunicação Oral - Pôster - Minicurso)

Modelo

Template Pôster

Modelo

Endereço

Departamento Acadêmico de Letras
UTFPR Campus Pato Branco
Via do Conhecimento Km 01
CEP 85.503-3907
Caixa Postal 571 - CEP 85.502-970
Telefone: (46) 3220-2601

dalet

Carregando...