Astronomia Para Todos

O projeto de extensão Astronomia para Todos desenvolve ações, que visam integrar a Universidade e comunidade acadêmica com as escolas pública, privadas e outras instituições de Ensino Superior.

As atividades desenvolvidas em questão são a observação das manchas solares com o auxílio de um telescópio com o devido filtro solar adequado e assim mostrar quais as possíveis consequências de tempestades solares e como essas manchas se formam.

Após, é realizado o lançamento de foguetes didáticos, atividade que estimula a curiosidade de como são lançados os foguetes ao espaço. E durante a explicação de como acontece o lançamento do foguete, apresentar a interdisciplinaridade das disciplinas estudadas no colégio, demonstrando como são aplicados os cálculos de Física e Matemática para verificar alguns dados da atividade.

Em seguida os participantes são encaminhados a uma sala de aula, onde é realizada diversas oficinas, tendo como critério de escolha da oficina a idade e horário disponível dos participantes.

Dentre as oficinas que o projeto desenvolve, destacam-se:

  • Fases da Lua;
  • Eclipses do Sol e da Lua;
  • Volume dos Planetas e do Sol;
  • Distancias entre Planetas e o Sol;
  • Distância entre Terra e Lua.

Após, é realizada a “Seção Cinema de Astronomia”, ode são passados filmes relacionados à Astronomia. Os filmes selecionados levam em consideração a idade dos participantes e dando continuidade, os alunos constroem matérias lúdicos relacionados a Astronomia. Tais matérias também são selecionados conforme a idade dos participantes.

Para finalizar, se as condições do céu permitirem, são desenvolvidas atividades de exploração do céu, que são elas a observação do céu a olho desarmado e via telescópio, além de conhecer ferramentas de observação, como o Stellarium.

As atividades são desenvolvidas pela Profª. Dra. Tina Andreolla e contam com a participação dos integrantes do GEAstro.