Extensão

  • Extensão

    Curso Preparatório para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica – OBA é realizado pelo grupo GEAstro da UTFPR-PB

    No mês de abril, o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro) da UTFPR – Campus Pato Branco promoveu um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em parceria com o Colégio Militar de Pato Branco. A ação foi direcionada aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, com o objetivo de reforçar os principais conteúdos que tradicionalmente são abordados na prova que ocorreu no dia 16 de maio de 2025.

    Durante o curso, os integrantes do GEAstro, que são estudantes da UTFPR-PB, ministraram aulas sobre temas essenciais da OBA, como Terra, Sistema Solar, Corpos celestes, Leis de Kepler, corrida espacial e princípios básicos de astronáutica. As aulas foram planejadas com uma metodologia didática e interativa, visando não apenas preparar os alunos para a prova, mas também despertar o interesse pela ciência e tecnologia.

    A iniciativa reforça o compromisso da UTFPR-PB e do GEAstro com a promoção da ciência e da popularização da Astronomia na comunidade local, além de fortalecer a aproximação entre a universidade e as instituições de ensino da região.

    Parabenizamos todos os participantes pelo empenho!

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Extensão,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  O Grupo

    👾👾Coronel Gamer Retro – Terceira Edição👾👾

    Nos dias 15 e 16 de outubro de 2022, a UTFPR campus Pato Branco, representada pelo GEAstro participou com o Programa de Extensão Astronomia Para Todos, da Terceira Edição do Coronel Gamer Retro, um evento realizado por várias instituições na cidade de Coronel Vivida em prol da cultura nerd/geek. Além do estande com o acervo de Astronomia e Astronáutica, foi realizada Mostra de Foguetes e entrega de um Impactito (rocha proveniente da Cratera de Impacto de Vista Alegre) à população Vividense, representada pelo prefeito Anderson Manique Barreto.

    A rocha de onde foi retirado o Impactito foi coletada da antiga pedreira, em Vista Alegre, pelo  astrônomo Bruno Bonicontro, que faz parte do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), quando da visita promovida pelo GEAstro/UTFPR-PB, quando realizou o EPAST – Encontro Paranaense de Astronomia, em 2017. A rocha foi levada para análise e constatou-se se tratar de um Impactito do tipo Brecha. No EPAST de 2022, em Marialva-PR, Bruno presenteou o GEAstro com um fragmento e, o GEAstro considerou que deveria pertencer aos cidadãos de Coronel Vivida e, assim, realizou a entrega ao Prefeito do Município.

    Você pode conferir mais fotos do evento em nossa pagina no Facebook.