Eventos

  • Eventos

    Feira Tecnológica Carlos Gomes

         O GEAstro recebeu o convite para participou daFfeira Tecnológica do Colégio Estadual  Carlos Gomes, no município de Pato Branco – PR, organizada pela coordenadora Monica Luiza no dia 17/10/2023. Os membros acadêmicos, Greice, Sabrina, Edward, Higor, Pablo e Wainer, foram os responsáveis pela apresentação das atividades, tais como, Amostra de Foguetes Didáticos, Constelações, Sistema Solar , observação da luz através de um espectrograma e Teste de Chamas e observação do céu noturno com telescópios.

    Para encerrar a Participação  a Profª Dra.  Tina Andreolla, Coordenadora  do GEAstro proferiu a palestra Astronomia fora do Visível: Enxergando o que nossos olhos não veem.

    Em conversa com a coordenadora Monica, ela relata que, “Nem tem o que dizer em relação a esse dia, algo sensacional sem explicação. A perspectiva foi de querer mais tanto a exposição quanto a palestra da professora Tina, que é uma excelente profissional. Ao grupo GEAstro está de parabéns pelo desempenho e pela organização para desenvolver esse trabalho, mutio obrigado”.   

    Cerca de 300 pessoas, incluindo alunos e professores, participaram do evento, foi um dia maravilhoso, estamos todos muitos gratos por compartilhar nossa paixão pela Astronomia, e agregar de alguma forma, na vida dessas pessoas a magia do universo.

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Extensão,  Lançamento de Foguetes Didáticos,  O Grupo

    👾👾Coronel Gamer Retro – Terceira Edição👾👾

    Nos dias 15 e 16 de outubro de 2022, a UTFPR campus Pato Branco, representada pelo GEAstro participou com o Programa de Extensão Astronomia Para Todos, da Terceira Edição do Coronel Gamer Retro, um evento realizado por várias instituições na cidade de Coronel Vivida em prol da cultura nerd/geek. Além do estande com o acervo de Astronomia e Astronáutica, foi realizada Mostra de Foguetes e entrega de um Impactito (rocha proveniente da Cratera de Impacto de Vista Alegre) à população Vividense, representada pelo prefeito Anderson Manique Barreto.

    A rocha de onde foi retirado o Impactito foi coletada da antiga pedreira, em Vista Alegre, pelo  astrônomo Bruno Bonicontro, que faz parte do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), quando da visita promovida pelo GEAstro/UTFPR-PB, quando realizou o EPAST – Encontro Paranaense de Astronomia, em 2017. A rocha foi levada para análise e constatou-se se tratar de um Impactito do tipo Brecha. No EPAST de 2022, em Marialva-PR, Bruno presenteou o GEAstro com um fragmento e, o GEAstro considerou que deveria pertencer aos cidadãos de Coronel Vivida e, assim, realizou a entrega ao Prefeito do Município.

    Você pode conferir mais fotos do evento em nossa pagina no Facebook.

  • Astronomia para Todos,  Eventos

    GEAstro no TecSul

    Abaixo seguem os editais e formulários de inscrição para as competições oferecidas pelo GEAstro no TecSul 2020.

    CONCURSO DE ASTROFOTOGRAFIAS

    O Concurso de Astrofotografias tem por objetivo disponibilizar um espaço de reconhecimento para os fotógrafos apaixonados pelo nosso Céu.

    CONCURSO ASTROKIDS

    O AstroKids visa aplicar e integrar conhecimentos adquiridos em Astronomia, Física, Astronáutica e nas mais variadas disciplinas das instituições de Ensino Fundamental e Ensino Médio brasileiras, através da elaboração de atividade didática abordando a temática da Astronomia, da Astronáutica e das Ciências Espaciais.

    COMPETIÇÃO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS

    A Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos, promovido pelo GEAstro – Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia– do Campus Pato Branco da UTFPR e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Pato Branco, visa aplicar e integrar conhecimentos adquiridos em Astronomia, Física, Astronáutica e nas mais variadas disciplinas das instituições de Ensino Fundamental e Básico do estado do Paraná, através da atuação e elaboração do projeto, construção e participação da competição de lançamento de foguetes, utilizando materiais recicláveis.

    CONCURSO CRIE SUA CONSTELAÇÃO

    A Competição Crie sua Constelação tem como objetivo a criação em forma de desenho de uma constelação baseada em uma fração do céu obtida pelo Stellarium e a produção da história dessa constelação, aplicando-se à diferentes níveis, com o intuito de despertar o interesse dos participantes pelo tema abordado e desenvolver a criatividade dos mesmos.

    COMPETIÇÃO QUIZTELAÇÕES

    A Competição Crie sua Constelação tem como objetivo a criação em forma de desenho de uma constelação baseada em uma fração do céu obtida pelo Stellarium e a produção da história dessa constelação, aplicando-se à diferentes níveis, com o intuito de despertar o interesse dos participantes pelo tema abordado e desenvolver a criatividade dos mesmos.

  • Astronomia para Todos,  Eventos,  Lançamento de Foguetes Didáticos

    Pré-evento: Tecsul – 2ª Mostra de Foguetes

    Pré-evento: Tecsul

    O Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco e a Prefeitura de Pato Branco, realizará neste sábado (12), às 16h, a 2ª Mostra de Foguetes, evento que dará início à programação do TecSul 2020.

    O objetivo é aproximar o público geral das Ciências Espaciais, bem como apresentar uma prévia da competição de Lançamento de Foguetes, que seguirá todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no intuito de evitar a disseminação do Covid-19. A estimativa é que sejam lançados mais de 50 foguetes.

    A Mostra será transmitida on-line, via a página oficial do Facebook da Tecsul 2020:
    https://www.facebook.com/tecsul2020/

    TecSul

    O TecSul tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na temática de ciência, tecnologia e inovação, em uma semana acadêmica conjunta entre os cursos de TI e Administração das instituições de ensino regionais. São diversas atividades de interesse do setor, como palestras, workshops, concurso de projetos de empreendedorismo, robótica e TI, astronomia, engenharia civil, iniciativas nerds e geeks, dentre outras que possam agregar conhecimento. O grupo de trabalho é composto de mais de 20 entidades, reunindo cerca de 6 mil estudantes.

  • Astronomia para Todos,  OBA

    MINICURSO – OBA 2020

    É com prazer que o GEAstro convida a todos os alunos matriculados no Ensino Médio das escolas de Pato Branco a se inscrever para o Minicurso Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2020.

    A prova ocorrerá no dia 15/05/2020 e o GEAstro oferecerá um curso preparatório para todos os selecionados, com 5 encontros contando com oficinas e aulas expositivas e mais uma observação do céu noturno guiada!

    As inscrições para o minicurso começam no dia 09/03 e vão até o dia 15/03.

    Para maiores informações, o edital pode ser acessado clicando aqui.

    Atualização – Devido as recomendações para o combate do vírus COVID-19, o GEAstro suspendeu todas as suas atividades presenciais e, portanto, o Minicurso Preparatório para a OBA 2020 também foi suspenso.

  • Notícias,  OBA

    GEAstro na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia

    Com o objetivo de avaliar os conhecimentos de Astronomia e de Astronáutica dos alunos participantes, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre anualmente nas escolas de Ensino Fundamental e Médio inscritas por todo o Brasil.

    Assim como de costume, na 22ª edição da prova, ocorrida no dia 17 de maio, o GEAstro aplicou a OBA com os alunos do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da UTFPR – Campus Pato Branco. Por ter ocorrida em dia não letivo da universidade, o número de participantes foi inferior a média dos anos anteriores, contudo, os resultados mostraram-se superiores e o grupo segue na espera de medalhistas. A divulgação dos resultados é esperada para setembro deste ano.