Astronomia para Todos

ASTRONOMIA PARA TODOS

O projeto Astronomia Para Todos tem  finalidade de divulgar, trabalhar conceitos e desmistificar ideias de Astronomia à alunos e professores da rede pública e privada de ensino, uma vez que é desenvolvido com a participação da comunidade tanto interna quanto externa da Universidade, através de conhecimentos teóricos e práticos, ampliando o conhecimento dos participantes, contribuindo para a formação de professores e disseminando o conhecimento entre os alunos envolvidos.

Com inicio em 1995, o GEAstro vem atuando em áreas de pesquisa e extensão até hoje e está sempre buscando inserir novos projetos, visando a necessidade e acessibilidade do público alvo. Conta com a participação de alunos graduandos de diversos cursos do campus e do ensino médio técnico.

Diversas atividades são realizadas tornando o projeto rico em conteúdo e conhecimento.

12189046_1511843912442221_7914882039949839033_n

As oficinas trabalhadas trázem o aprendizado na prática, tornando o estudo mais divertido e interessante  como as construções de Rádio Galena que exemplificam a importância do conhecimento de ondas eletromagnéticas.

SONY DSC

Alunos realizam lançamento de foguetes didáticos feitos de litro PET, utilizando água e pressão como combustível do mesmo, abordando conceitos de Astronáutica, Física e Matemática

Para as observações, à Universidade dispõem de 5 telescópios e os mesmos são utilizados pelo GEAstro para observações de manchas solares, planetas, estrelas, Lua e demais astros segundo o alcance dos mesmos. Também são feitas observações a olho desarmado.

SONY DSCSONY DSC