Astronomia para Todos,  Eventos,  Galeria,  Notícias

GEAstro propicia Curso de Capacitação para Professores da Rede Municipal de Lagoa Vermelha – RS

Evento organizado pela Associação Cultural Mônica Bonotto (ACMB) levou o grupo GEAstro a Lagoa Vermelha para ensinar e divulgar a Astronomia à estudantes, professores e demais lagoenses.

O grupo GEAstro da UTFPR-PB chegou em Lagoa Vermelha – RS aproximadamente as 16h do dia 23/05 para iniciar suas atividades na cidade.

A primeira atividade em Lagoa Vermelha foi a Observação do Céu a olho desarmado e com telescópio. Uma atividade gratuita e aberta ao público em geral que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, e em meio a frio e um céu estrelado e sem nuvens, puderam observar os planetas Vênus e Júpiter, constelações, Lua e demais astros das 19h até aproximadamente 21h.

Na manhã de quinta-feira, dando continuidade as atividades na Casa da Cultura Athos Branco. Aproximadamente 40 professores da rede municipal de Lagoa Vermelha participaram do Curso de Capacitação para Professores, onde foram trabalhadas atividades sobre Astronomia, como fases da Lua e eclipses, volumes e distâncias dos planetas. As oficinas realizadas mostram um método lúdico e interdisciplinar de ensinar Astronomia, além de mostrar meios de inclusão com atividades voltadas a alunos com deficiência visual.

À tarde, estudante e professores de quatro escolas participaram da oficina de Foguetes, onde foi ensinado passo a passo como construir os foguetes, a construção e manutenção das bases de lançamentos, além de dicas de segurança e como preparar o lançamento dos foguetes.

E para finalizar, o GEAstro proporcionou outra observação do Céu aberta ao público, onde novamente mais de 100 pessoas participaram e puderam observar a estrela Sírius, os planetas Júpiter e Vênus, constelações, Lua e demais astros das 19h até aproximadamente as 21:30h.

Abaixo segue algumas fotos do evento: