Astronomia para Todos,  Galeria

Aulas de Física na prática

Lançamentos de Foguetes Didáticos

Já parou para pensar quais conceitos da física e matemática se aplicam a um lançamento de foguete feito de garrafas pet e impulsionado por água e ar comprimido.

Pois neste sábado (16-06), os alunos da turma de Física I do curso de Licenciatura em Matemática participaram de uma aula prática sobre os conteúdos matemáticos e conceitos da física trabalhados no lançamento de foguetes.

A aula ministrada pela Prof.ª Dra. Tina Andreolla do Departamento de Física da UTFPR-PB, com auxílio dos integrantes do GEAstro, ocorreu na tarde de sábado. Onde os alunos puderam construir os foguetes, recebendo instruções passo a passo da montagem, além de dicas de conteúdos que os alunos/futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática podem vir a utilizar dentro da sala de aula, trazendo de uma forma prática e divertida a matemática e a física para a vida de seus futuros alunos.

Em sequência os participantes se dirigiram a pista de atletismo da UTFPR-PB, onde puderam fazer os lançamentos dos foguetes. Lançamento que foram repletos de atividades acadêmicas, onde os alunos seguindo uma série de regras pré-estabelecidas pela professora conseguiram descrever a equação que retrata o movimento feito pelo foguete após o lançamento, além de outras atividades propostas.

Abaixo segue algumas imagens do evento: