• Astronomia para Todos,  Eventos,  Lançamento de Foguetes Didáticos

    Pré-evento: Tecsul – 2ª Mostra de Foguetes

    Pré-evento: Tecsul

    O Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco e a Prefeitura de Pato Branco, realizará neste sábado (12), às 16h, a 2ª Mostra de Foguetes, evento que dará início à programação do TecSul 2020.

    O objetivo é aproximar o público geral das Ciências Espaciais, bem como apresentar uma prévia da competição de Lançamento de Foguetes, que seguirá todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no intuito de evitar a disseminação do Covid-19. A estimativa é que sejam lançados mais de 50 foguetes.

    A Mostra será transmitida on-line, via a página oficial do Facebook da Tecsul 2020:
    https://www.facebook.com/tecsul2020/

    TecSul

    O TecSul tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na temática de ciência, tecnologia e inovação, em uma semana acadêmica conjunta entre os cursos de TI e Administração das instituições de ensino regionais. São diversas atividades de interesse do setor, como palestras, workshops, concurso de projetos de empreendedorismo, robótica e TI, astronomia, engenharia civil, iniciativas nerds e geeks, dentre outras que possam agregar conhecimento. O grupo de trabalho é composto de mais de 20 entidades, reunindo cerca de 6 mil estudantes.

  • Astro Kids,  Astronomia para Todos,  Notícias

    Dia da Família na Escola Jardim Primavera

    Na tarde do sábado (08/06/2019) o GEAstro – Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia – do Campus UTFPR Pato Branco, a convite da direção da Escola Municipal Jardim Primavera, participou do “Dia da família na escola”, em que pais e alunos da instituição passam a tarde juntos, participando de atividades culturais, oficinas e mostras dos projetos desenvolvidos pela escola.

    Na ocasião, o GEAstro foi responsável por três atividades, sendo elas o AstroKids, oficina do Sistema Solar e o Lançamento de Foguetes Didáticos. No AstroKids, pais e filhos puderam participar de atividades de recreação, como quebra-cabeças, jogo da memória, Super Trunfo e colorir, com a temática de Astronomia, agregando conhecimentos nas Ciências Espaciais ao mesmo tempo que se divertiam. Já na atividade do Sistema Solar, os participantes receberam instruções e tiveram a oportunidade de montar uma escala dos planetas do nosso sistema estelar e entender um pouco mais as dimensões do nosso universo. Por fim, no lançamento de foguetes didáticos os integrantes do GEAstro realizaram diversos lançamentos no campo da escola, utilizando bases e foguetes de garrafa PET confeccionados pelo grupo, explicando o funcionamento do equipamento e sempre prezando pela segurança.

  • Notícias,  OBA

    GEAstro na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia

    Com o objetivo de avaliar os conhecimentos de Astronomia e de Astronáutica dos alunos participantes, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre anualmente nas escolas de Ensino Fundamental e Médio inscritas por todo o Brasil.

    Assim como de costume, na 22ª edição da prova, ocorrida no dia 17 de maio, o GEAstro aplicou a OBA com os alunos do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da UTFPR – Campus Pato Branco. Por ter ocorrida em dia não letivo da universidade, o número de participantes foi inferior a média dos anos anteriores, contudo, os resultados mostraram-se superiores e o grupo segue na espera de medalhistas. A divulgação dos resultados é esperada para setembro deste ano.

  • Sem categoria

    Minicurso Olimpíada Brasileira de Astronomia 2017

    Anualmente, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), organiza a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Com a prova marcada para o dia 19/05/2017, o grupo GEAstro organizou um minicurso, a partir dos materiais disponibilizados na página oficial da OBA e o aplicou aos alunos interessados do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

    Com um total de 15 inscritos, os encontros ocorreram nos dias 28 de abril e 05, 12 e 18 de maio, além de uma observação do céu noturno no dia 16 de maio de 2017. Com o interesse dos alunos, pôde-se trabalhar com facilidade os assuntos propostos pela Comissão Organizadora da OBA nos três primeiros encontros, além da realização de uma gincana, com premiação para os participantes.

    Confira as imagens do minicurso: